Aberta ao público, SET Arena reúne grandes nomes da tecnologia e da inovação

SET Arena: espaço aberto ao público instalado em pleno pavilhão reúne grandes nomes da tecnologia e da inovação.

Em seu primeiro dia, a SET Arena, espaço aberto ao público instalado em pleno pavilhão da Feira de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento do SET Expo, reuniu grandes nomes da tecnologia e da inovação.

A programação teve início às 13h, o DIT Felipe Delgado falou sobre os benefícios da nova Ciência de Cor e o Workflow da câmera ALEXA 35. Após 12 anos no mercado, a ARRI, líder na fabricação de câmeras e sistemas de vídeo,  lança o que é a evolução dos sensores utilizados na família ALEXA, entregando 2.5 stops a mais de latitude, melhor desempenho em pouca luz e ainda cores mais ricas.

Às 14h foi a vez do português João Neto, CEO da empresa VoiceInteraction. O engenheiro de software falou sobre o AI Smart Cut, ferramenta desenvolvida em parceria com o canal de notícias CNA,  a Qvest e o grupo Singapura Mediacorp. O programa realiza clipping automático de notícias e permite à emissora desbloquear novas possibilidades de monetização e alcançar novas audiências. A ferramenta utiliza a plataforma de Monitoramento de Mídia (MMS) da VoiceInteraction, que inclui recursos avançados como extração de Metadados AI de notícias. A tecnologia combina Reconhecimento Automático de Fala (ASR), para transcrição de fala-para-texto da transmissão, com algoritmos de IA para segmentação automática e geração de metadados. 

Os clipes gerados são enriquecidos com palavras-chave, tópicos e sumário. Ao utilizar o reconhecimento de voz para identificar segmentos de notícias e entrevistas, e editá-las automaticamente em clipes individuais para publicação em várias plataformas, a ferramenta economiza 4 horas diárias no fluxo de trabalho da equipe jornalística da CNA, transformando seu workflow. Essa identificação e indexação de conteúdo agiliza o processo de clipping de notícias, ao mesmo tempo em que oferece aos espectadores uma experiência de usuário personalizada e mais completa. Medalha de prata do prêmio “Melhor Inovação na Transformação de Redação de Notícias”, o AI Smart Cut está pronto para ser implementado nas emissoras brasileiras. 

Às 15h o espaço SET Arena de Conteúdo sediou o encontro entre Patrícia de Filippi, diretora criativa da Massapê Audiovisual e do Estúdio 17, e Fábio Tsuzuki, sócio-fundador da Media Porta. Eles bateram papo e conversaram com o público sobre o longo e árduo processo de modernização e digitalização do CEDOC da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta. Responsável pela empreitada, a dupla explicou como todos ambientes de arquivo foram preparados para receber os diferentes conteúdos, e sobre como o sistema de MAM (Media Asset Management) está sendo ampliado, permitindo a incorporação de novos recursos e, sobretudo, de outros acervos, até então tratados de forma isolada. O trabalho de triagem de material e organização está tornando possível a implantação de uma pesquisa integrada e unificada de todos os itens de mais de 50 anos de acervo.

Já às 16h, João Paulo Cruz Araújo, sócio-fundador da Viacast, sediada em Uberlândia, compartilhou sua expertise sobre as mais recentes inovações em transmissão de vídeos, como o mmWave e 5G, que utilizam frequências de ondas milimétricas para expandir sua capacidade e estender o raio de cobertura dos equipamentos. Para o executivo mineiro e sua equipe, não existem limites para a transmissão de dados: nem mesmo as alturas! Araújo focou sua conferência na surpreendente maleta para transmissão em aeronaves, uma solução com design compacto e tecnologia de ponta, que permite transmitir vídeos ao vivo diretamente de aviões ou helicópteros, proporcionando uma cobertura aérea em tempo real para eventos esportivos, notícias e até mesmo para transmissão da caixa-preta via 5G.

Encerrando a programação do dia, Luis Bechtold, gerente da Adobe, fez uma apresentação sobre a ferramenta Adobe Firefly, que conta com tecnologia IA generativa para criadores. Pelos gráficos demonstrados na tela, essa tecnologia inovadora que faz uso de Inteligência Artificial funciona como um passe de mágica: o usuário pode escrever o tipo de imagem que deseja, incluindo cores, textura e background. E o resultado possivelmente fica acima do esperado. A ferramenta ainda oferece Integração Nativa IA, recurso hospedado em nuvem, IA-As-A-Service, um pacote de serviços compartilhados, e Sensei GenAI, um assistente de IA desenvolvido especialmente para profissionais do marketing. Bechtold ainda apresentou em primeira mão o Adobe Firefly para Vídeo, previsto para o final de 2023/ começo de 2024, que permite criar e editar vídeos por IA com a mesma facilidade que ilustrações, maquetes ou fotografias. Como na versão já disponível, quanto mais detalhado o texto enviado para a IA, mais interessante e rico em detalhes será o resultado. 

A SET Arena de Conteúdo segue até quinta, 11, das 13h às 17h.

Confira a programação