Os benefícios da nuvem e os desafios para implementá-la em empresas de mídia

Um terço dos recursos investidos na nuvem é desperdiçado por ineficiências de operação ou de alocação de capital

O uso de nuvem pode ser uma estratégia poderosa para transformar a infraestrutura de uma empresa, propiciando agilidade e otimização de custos. Implementá-la de forma efetiva, porém, é outra história. Para falar sobre os desafios que esse processo implica, o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET Expo realizou um painel para ouvir os dois lados: as empresas que estão trazendo a nuvem para o seu dia a dia e as provedoras de tecnologia.

Como provedor, o Google esteve presente ao encontro. Segundo Thiago Azevedo, TAM Manager da empresa, um terço dos recursos investidos na nuvem é desperdiçado – conforme aponta estudo da McKinsey – por ineficiências de operação ou de alocação de capital. “Os modelos de preços e de gerenciamento podem impactar significativamente os custos”, disse. 

A solução estaria no FinOps, uma disciplina que combina princípios de gerenciamento financeiro com engenharia de nuvem e operações para fornecer uma melhor compreensão de gastos e ajudar na tomada de decisões. “Não importa o estágio que sua organização esteja, o FinOps agregará valor. Não é preciso ter um início perfeito, mas buscar a melhoria contínua”, afirmou Azevedo.

Pelo lado das empresas, coube à Globo relatar sua jornada de adoção da nuvem, que teve início em 2021 e foi feita de maneira relativamente rápida. “Para tanto, reunimos uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de finanças, operações e desenvolvimento”, afirmou Fabiano Gomes Pereira, coordenador de infraestrutura da companhia. Também da Globo, Marcos Arouca, gerente de desenvolvimento de arquitetura cloud, explicou como colocaram os times de solução e de produtos no centro do processo.