Inteligência artificial transforma a indústria da mídia

Produção de conteúdo ganha novos recursos e processos automatizados

A inteligência artificial permite um grande aumento nos recursos na produção de conteúdo.

A inteligência artificial (AI no termo em inglês) permite um grande aumento nos recursos na produção de conteúdo. Para explorar esse tema, Fábio Ferraz, diretor de soluções de mídias da Globo, moderou um painel nesta terça (23), no SET EXPO 2022, mostrando as inovações trazidas por esta tecnologia.

Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo, abriu a sessão projetando os horizontes que a emissora tem pela frente. “Temos o now, aprimorando o que está funcionando, o new, com novos negócios baseados no que dominamos, e o next, onde experimentamos e arriscamos. Com base nos dados que possuímos, nossa inteligência artificial gera conteúdo, tendo um blog apenas sobre os números da rodada no Globo Esporte. Automatizamos muitos processos”, declarou.

A tecnologia, no entanto, ainda não é fácil para a maioria dos usuários digitais. “Existem poucos com condições de criar, por isso tentamos democratizar. Atualmente, nenhum produto do Google é lançado sem a AI. Estamos trazendo experiências para facilitar o uso”, avaliou Gabriel Carvalho, executivo de contas da Google Cloud.

Essa transformação vivida pela indústria da mídia passa pelas ferramentas de inteligência artificial. “Implementamos várias. No futebol, há um ano e meio, publicamos um gol ou um cartão amarelo, por exemplo, de maneira muito rápida. Já colorizamos um quadro inteiro do programa Mais Você e também conseguimos separar os diferentes sons (dos instrumentos, vocal e plateia) em um show do Queen  no Rock in Rio. A gente começa a gerar mais oportunidades e criamos uma segmentação para atrair patrocínio. Podemos inserir a marca em uma cena já gravada. No futuro, diferentes patrocinadores podem estar em uma mesma imagem”, destacou Fernando Alonso, diretor da plataforma de pós-produção da Globo.

 “A AI tem maturidades diferentes para os eventos. Em breve, será ainda muito mais utilizada para a monetização na produção audiovisual”, concluiu Luiz Gabriel Vasconcelos, especialista de ecossistema & parcerias da Globo.