Digitaliza Brasil encaminha fim da TV analógica no país

Iniciativa levou o sinal digital para mais de 1.600 cidades do interior

Desde o início da pandemia, o Ministério das Comunicações trabalhou com o objetivo de concluir a digitalização para encerrar a TV analógica no país.

Com o Programa Digitaliza Brasil, o número de estações instaladas e licenciadas bateu recorde no Brasil. Além disso, provocou evoluções no ambiente regulatório e no processo de transformação digital. Projetando os próximos passos no país, Francisco Peres, coordenador do GT de compartilhamento de infraestrutura da SET, ministrou um painel no SET EXPO 2022 nesta terça (23).

“Consideramos o Digitaliza Brasil um dos maiores projetos do mundo para televisão, levando o sinal digital para cidades do interior. É um trabalho enorme e muito importante. Temos milhares de canais e conseguimos fazer a transferência em menos de um ano, é um sucesso. 4.710 canais foram incluídos e, além disso, houve uma melhoria na cobertura e na celeridade das análises”, contou Vinícius Caram, superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel.

Desde o início da pandemia, o Ministério das Comunicações trabalhou com o objetivo de concluir a digitalização para encerrar a TV analógica no país. “A principal ação é a instalação da infraestrutura compartilhada. Levamos o sinal da TV livre, democrática e gratuita para 1.638 municípios. Participamos do projeto de transformação digital e estamos com um sistema muito mais intuitivo”, ponderou Otavio Caixeta, diretor de inovação, regulamentação e fiscalização do Ministério das Comunicações.

A evolução atual para a TV 3.0, que permite uma integração maior com a internet, é mais fluída do que foi da analógica para a digital, contudo o processo ainda está distante do fim. “Temos feito um trabalho muito produtivo, mas ainda há muito mais pela frente, como ocupar a capacidade que está ociosa nas estações. De qualquer forma, o que foi realizado até o momento merece os parabéns”, concluiu Geraldo Cardoso de Melo, representante da regional sudeste da SET e membro do grupo de trabalho de espectro da entidade.