Globo, Google e outras empresas de mídia compartilham os impactos da transmissão em nuvem no modelo de negócio tradicional

Com moderação de Carlos Cesar Abrahão, diretor da Plataforma de Produção de Conteúdo da Globo, o painel Da Produção até a Exibição e Distribuição em Nuvem – Mais que uma mudança tecnológica, uma oportunidade para o negócio, nesta terça-feira (23), foi um momento de reflexão sobre o impacto da produção e distribuição em nuvem nos modelos de negócios de mídia e entretenimento.

Durante o encontro, Paulo Rabello, diretor eExecutivo do Hub de Operações e Distribuição de Conteúdo, também da Globo, apresentou qual tem sido a experiência prática da maior companhia de telecomunicações do país na transmissão de conteúdo pela nuvem. Já foram exibidos cerca de 50 eventos esportivos nesse formato.

Entre as vantagens da migração, o executivo citou novos players, inovação, elasticidade, agilidade e eficiência. Mais tarde, quando questionado pelo moderador sobre o que traz mais ansiedade sobre esse processo, Rabello contou que alguns stakeholders da empresa ainda não confiam na mudança do formato, desse modo, barram o avanço da indústria.

A TV deve se reinventar para também ser interativa, multiplataforma e personalizada.

O arquiteto chefe de Software da Grass Valley, Dr. James Westland Cain, e o vice-presidente de Vendas e Serviços de Vídeo da Harmonic na América Latina Diego Scillamá, concordam quando afirmam que todo o sistema tecnológico de mídia e entretenimento está colapsando e não há um caminho de volta. Segundo eles, mídias físicas tal como eram conhecidas nos anos 2000 – fitas, disquetes – não existem mais. O destino é migrar, cada vez mais, para a nuvem.

Por fim, o representante do Google Cloud – que tem a Globo como cliente -, Anshul Kapoor, projetou alguns dos possíveis caminhos para a televisão do futuro. Para ele, a transmissão ao vivo nunca deixará de existir, pois é responsável por momentos memoráveis para muitos telespectadores. Mas a TV deve se reinventar para também ser interativa, multiplataforma e personalizada.