Câmeras híbridas, software de switcher e programação personalizada estão entre as novidades da SET EXPO

Câmeras para cinema, switcher flexível e programação e exibição inteligentes são apenas algumas das novidades apresentadas pelos mais de 150 expositores, que representam 400 marcas do Brasil, na SET EXPO 2022, maior feira de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, que acontece de 22 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Entre os expositores estão gigantes em equipamentos de mídia, como a Sony e a Canon, que apostam em tecnologia de ponta para oferecer a melhor imagem por meios de câmeras para cinema ultramodernas que atendem de necessidades básicas de captação até as de grandes produções cinematográficas.

É o caso da R5C, câmera híbrida que faz parte da linha de cinema da Canon, um equipamento que grava internamente 8k até 60 quadros, que também é uma câmera fotográfica de 45 megapixels. “Tem muita gente querendo conhecer essa câmera, porque hoje os profissionais são híbridos. O equipamento possui uma função fotográfica muito confiável e que também supre necessidades de captação de cinema”, afirma Yuri Nieto, executivo de contas da marca.

R5C, câmera híbrida que faz parte da linha de cinema da Canon.

Já a Sony traz a Venice 2, uma câmera de cinema digital full-frame com gravação X-OCN interna e opção de sensores em 8K e 6K. De acordo com Felipe Rodrigues, engenheiro de suporte de vendas, a Sony vem abrindo espaço no mercado de cinema e a tecnologia adotada tem ajudado na construção do nome da marca neste segmento no Brasil.

Já a Panasonic apostou esse ano na flexibilidade para atrair olhares e interessados em otimizar os switchers. O KAIROS é um switcher de base IP flexível, expansível e de baixa latência, que oferece um sistema de arquitetura aberta para switching de vídeo ao vivo com total flexibilidade de entrada/saída. “Estamos acostumados com o switcher físico, mas, agora, estamos trazendo um na versão software, que dá muito mais flexibilidade e opções, além de trabalhar na nuvem, possibilitando transmitir e receber de qualquer lugar”, afirma Rafael Plaça, da equipe de pré-venda da fabricante.

Outro expositor que trouxe o futuro para dentro da SET EXPO foi a Mirakulo, com a AstroTV, sistema que conecta as emissoras com seus aplicativos e entrega para o telespectador um intervalo de programação direcionado ao seu perfil, além de possibilitar que seu conteúdo seja consumido com a qualidade disponível no televisor que recebe o sinal, que é o caso da tecnologia 8K. “Estamos trazendo a evolução da televisão 2.0, da TV Digital 2.0, com estudos de caso da TV 2.5, que é um suporte à alta resolução, integração entre os aplicativos de OTT, da emissora, com a TV aberta, permitindo que você faça substituição de conteúdo, atendendo o perfil do usuário, que pode variar de aparelho para aparelho, conforme o perfil analisado, possibilitando também medir audiência e oferecer uma melhor experiência para o consumidor”, diz David Britto, executivo da Mirakulo.