A hiperconectividade e a inovação a serviço do cliente

Veja como a mensuração de dados pode impactar o consumo de TV no futuro

Wagner Kojo fazendo as considerações iniciais do painel.

No painel Full Connect desta quarta-feira (24), da SET Expo 2022, o moderador Wagner Kojo, Conselheiro SET e Curador SET eXPerience Full Connect, Hiperconectividade, IOT introduziu o tema do encontro. O primeiro convidado chamado ao palco, Marcelo Mattar, Manager Director da LiveRamp, contou como a empresa onde trabalha analisa dados de usuários para direcionar anúncios com maior precisão: “Os dados não são custos, são investimentos”, explicou. 

Mattar ainda alertou para as dificuldades de cada meio: “Na TV é muito difícil dar o clique para a compra. Dou o clique para ser direcionado a um site? Na televisão isso não faz sentido”. Para ele, é necessário pensar em alternativas mais impactantes para os anúncios de TV. Na sua opinião, os QR Codes não são muito práticos.

Dando continuidade à conversa, Aga Porada e Fábio Palma, co-presidentes da Rua. África, trouxeram algumas perspectivas do setor de publicidade OOH (Out-of-Home), que teve de se reinventar durante a pandemia devido à diminuição de pessoas na rua.

De acordo com Palma, a grande chave da sua atuação na agência está em share of attention’.  “Quanto tempo a gente consegue captar a atenção do consumidor? Não pode ser uma conversa impositiva”, provocou. Para ele, as estratégias de vendas nesse novo momento devem ser outras. E no digital isso acontece: “É uma troca. O consumidor consente em ceder as informações e daí em diante a comunicação acontece de acordo com o que ele quer. Se ele quiser uma comunicação mais profunda, precisamos ajustar isso”, explica.

A digitalização dos conteúdos possibilita que a mensuração dos dados seja muito mais acurada e, desse modo, cada empresa pode produzir anúncios mais direcionados para seus clientes. “Antigamente, a mídia entrava no final do processo de venda. Hoje, está desde o início: cria insights e conteúdos de relevância para atingir o público e o objetivo final”, complementou Aga Porada. 

Para ela, esse momento da mídia digital também é uma oportunidade para explorar o “canvas criativo”. “Como captar a atenção das pessoas? Podemos sair da caixa, pensar em projeções, pinturas e grafites nas ruas, não somente os painéis de propaganda convencionais”, concluiu.