Wi-Fi 6E, novo protocolo da tecnologia Wi-Fi, é apresentado na CES 2021

Conteúdo Olhar Digital

O Wi-Fi 6E foi oficialmente apresentado na CES 2021. O novo protocolo já começou a aparecer nos roteadores com lançamento programado para o restante do ano e deve se tornar o padrão do mercado.

O Wi-Fi 6E é a evolução da tecnologia do Wi-Fi, que traz uma nova frequência para o padrão, que deve oferecer mais estabilidade e desempenho de conexão. É a primeira vez em duas décadas que o Wi-Fi ganha uma nova frequência, indo além das já tradicionais de 2,4 GHz e 5 GHz, com a adição do 6 GHz.

Com a chegada da CES, começaram a se multiplicar os roteadores compatíveis. Duas das principais marcas do mercado, incluindo TP-Link e Netgear, já apresentaram seus modelos para 2021.

Archer AX206 (TP-Link) | Nighthawk RAXE500 (Netgear)

Com 6 GHz, espera-se mais sustentação dos picos de velocidade, mas a distâncias menores.

Teoricamente, o limite de velocidade do Wi-Fi em 6 GHz não é diferente do 5 GHz: ambos podem alcançar 9,6 gigabits por segundo. No entanto, ela conta com uma vantagem grande em comparação com as outras frequências: a falta de congestionamento.

Se você mora em um prédio, já deve ter percebido quantas redes de Wi-Fi de vizinhos chegam ao seu apartamento. Todas essas redes, divididas entre 2,4 GHz e 5 GHz podem causar mais interferências, o que resulta em perda de qualidade de conexão e, consequentemente, velocidade.

No entanto, espera-se que os 6 GHz não percam desempenho mesmo quando a tecnologia se tornar comum, como resultado de um espectro mais amplo. Mais canais podem operar na frequência, permitindo que mais pessoas usem os 6 GHz sem causarem interferência.