Sony e SET celebram parceria de sucesso com webinar sobre HDR

Na última sexta-feira, 3, a SET e a Sony celebraram sua parceria com o sucesso da realização do primeiro webinar da série SET Sponsored Webinars.

O CTO da Sony Américas Hugo Gaggioni discutiu o tema Tecnologias e fluxos de trabalho para uso dos formatos High Dynamic Range (HDR) em produções de conteúdo ao vivo.

Com uma carreira consolidada no setor de mídia e entretenimento, Gaggioni é um dos executivos mais importantes da Sony e detentor de prêmios por sua longa contribuição à inovação no setor. Em 2018, ele recebeu o SMPTE David Sarnoff Medal e, em 2019, o Emmy Life Time Achievement Award, prêmios que reconhecem sua importante trajetória.

O webinar começou com uma fala introdutória do presidente da Sony para a América Latina e membro do Conselho Deliberativo da SET, Luiz Padilha.

Ele agradeceu a parceria com a SET e a presença dos participantes online e, referindo-se ao momento da pandemia do Covid-19, anunciou que a Sony destinou mais de US$ 100 milhões por meio de um fundo global para ajudar no combate.

Depois ressaltou, neste momento de dificuldade, a importância do broadcast e do SET EXPO. A Sony confirmou sua presença no evento que acontecerá entre os dias 7 e 10 de dezembro, em São Paulo.

Gaggioni fez uma palestra técnica e bastante completa sobre os avanços na produção e recepção de imagens em alta definição e a importância do HDR neste processo.

“Nos últimos anos, o desenvolvimento de tecnologias de Ultra Alta Definição (UHD), aplicadas ao broadcast e ao cinema digital, tem evoluído de maneira acelerada”, explicou.

“Talvez a tecnologia mais importante e significativa, – até mais que o aumento da resolução da imagem -, seja a incorporação das novas curvas gama para implementar a captura e o processamento de imagens em alta faixa dinâmica ou, em inglês, high dinamic range (HDR)”.

Em sua apresentação, o executivo discutiu os principais conceitos de luminância; apresentou as definições e esclareceu termos técnicos ligados ao HDR e focou nas normas já aprovadas pela International Telecommunications Union (ITU).

Descreveu também detalhes técnicos de formatos e fluxos de trabalho padronizados já estabelecidos comercialmente para produções ao vivo, sejam em estúdios de televisão ou em operações de campo, e os critérios para ajustar as câmeras UHD para produzir simultaneamente programas HDR e SDR (faixa dinâmica tradicional), mantendo os mais altos níveis de qualidade de imagem em ambas as produções.

“A parceria entre a SET e a Sony é longa e bem estabelecida. Para nós, é muito importante saber que podemos levar à nossa comunidade conteúdo técnico com qualidade excepcional e que faz a diferença no trabalho de profissionais que estão acompanhando a evolução tecnológica do setor”, avaliou Olímpio José Franco, diretor Geral da SET.

Se você perdeu o webinar, pode assisti-lo na íntegra neste link: https://attendee.gotowebinar.com/recording/5831730914882838023