VOD pode crescer 12,2% nos próximos anos

Setor pode atingir o valor de US$87,1 bilhões já em 2024; uso generalizado de dispositivos móveis e o aumento do acesso à internet impulsionam o avanço.

Estudo realizado pela Mordor Intelligence, empresa do ramo de análise e consultoria industrial, mostrou que a CAGR (taxa de crescimento anual composta) esperada no mercado de vídeo sob demanda é de 12,2% até 2026. Em termos de conteúdo, a Internet Protocol Television (IPTV) tem tido um crescimento importante no mercado, afirma Carolina Straccia, gerente de marketing da MultTV. Para Carolina, este crescimento se deve às inovações tecnológicas da área. “Nós, que trabalhamos e oferecemos streaming para os ISPs , vemos um mercado em amplo crescimento e um fator importante é a possibilidade de, ao adquirir streaming de canais de TV lineares, o assinante possa levar também conteúdo em VOD, como um diferencial”, comentou a executiva da empresa especializada em compartilhamento de headend e streaming.

Carolina Straccia da MultTV/ Foto: Divulgação

Carolina disse, ainda, que uma pesquisa realizada pela MarketsandMarkets, plataforma de inteligência e pesquisa de mercado, revelou que até o final de 2024 o mercado de vídeo sob demanda deve atingir o valor de US$87,1 bilhões, com base em assinaturas e publicidade. As projeções levam em consideração os mais variados setores como mídia, entretenimento, jogos e educação. Por conta da crescente demanda, diversos provedores de serviços estão inovando as suas entregas de conteúdos para obter uma vantagem competitiva. Dessa forma, é natural que o mercado de IPTV cresça rapidamente nos próximos anos, seguindo os avanços tecnológicos. “Vamos considerar a casa de uma família, onde um de seus membros é indeciso e prefere ligar a TV para assistir um conteúdo já programado, neste caso, a TV linear é a melhor escolha. Como também pode ter aquela pessoa já decidida, que sabe exatamente o que quer e tem o VoD como principal forma de conteúdo”, explicou Straccia. “Se ao comprar um, o cliente levar as duas maneiras de consumir conteúdo, agradamos todo o tipo de público”, finalizou.

O que também está influenciando o crescimento deste mercado é a crescente demanda pela plataforma OTT (Over The Top). Segundo revelou a comSe, empresa do ramo de pesquisas, cerca de 50 milhões de lares em todo o mundo têm vídeo OTT e consomem conteúdo seguindo o mesmo padrão de horário que os telespectadores tradicionais. A principal razão por trás do aumento da popularidade é a crescente demanda por acesso ilimitado e de qualidade.