Sinal analógico é desligado em Vitória e entorno

O sinal analógico da TV aberta foi desligado em Vitória (ES) e nos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha em 25/10. A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) após verificar, por meio de pesquisa Ibope, que 90% dos domicílios da região já contam com sinal digital. A decisão foi tomada, nesta segunda-feira (23/10), em Brasília.

Quanto ao desligamento no Rio de Janeiro, o GIRED sugeriu ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que homologue o período de desligamento para que tenha início em 25/10 e vá até o dia 22/11, devendo ser realizada uma nova pesquisa nesse período. Na região, 86% dos domicílios contam com sinal digital e 14% (ainda utilizam o sinal analógico.

Em Vitória e cidades do entorno, a pesquisa do Ibope constatou que 90% dos domicílios da região já contam com o sinal digital e apenas 10% ainda utilizam o sinal analógico. A pesquisa mostrou que não ficam sem TV na data do desligamento 94% dos domicílios.

A amostra de Vitória contou com 1.078 entrevistas, enquanto no entorno foram realizadas 1.358 (amostra com complementos). O período de campo foi entre 10 de outubro e 20 de outubro de 2017. Vitória possui 131.970 domicílios e no entorno existem 547.336 lares, um total de 679.306 domicílios.

A TV Digital possui imagem mais nítida, som de melhor qualidade e possibilidade de mobilidade e interatividade.

Os beneficiários dos programas sociais do governo federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica têm direito ao recebimento de kit gratuito com antena e conversor, para isso é necessário agendar a retirada do Kit Gratuito da TV Digital no portal www.sejadigital.com.br e depois retirar o kit no ponto de distribuição.

 

Anatel, com edição do Grupo de SWO da SET.