ShowCase anuncia APP para áudio MPEG-H em smartphones

O primeiro aplicativo brasileiro para conteúdos audiovisuais compatíveis com o Áudio MPEG-H cria uma experiência sonora tridimensional e personalizável para smartphones Apple e Android.

Empresa brasileira afirma, em comunicado, que os espectadores precisam apenas colocar os fones de ouvido para mergulhar em filmes, shows e transmissões esportivas. “Este aplicativo é uma ferramenta essencial para produtores de conteúdo que desejam fazer distribuições on-line e OTT com som imersivo”, explica Rafael Peressinoto, CTO da ShowCase.

APP áudio imersivo MPEG-H

“Nós desenvolvemos uma solução white label, pronta para receber a interface do cliente e ser baixada nas lojas de aplicativos. Além de acessar plataformas de vídeo on-line e reproduzir conteúdos em MPEG-H, o usuário também poderá sincronizar o smartphone para reprodução em telas maiores”, disse Peressinoto, e adianta que o novo aplicativo é fruto da parceria entre a ShowCase e o Instituto Fraunhofer, que é responsável pelo desenvolvimento do MPEG-H e das tecnologias AAC, AAC-LD, HE-AAC, AAC-ELD, xHE-AAC e LC3.

No comunicado, Marco Antonio Melo, CEO da ShowCase, afirma que “além da imersão sonora proporcionada nos smartphones, o aplicativo para Áudio MPEG-H inclui as ferramentas líderes de mercado para Acessibilidade Audiovisual, desenvolvidas pela empresa. Será possível ajustar níveis e balancear a distribuição do áudio principal e da Audiodescrição, conforme a preferência do usuário. Da mesma forma, estarão disponíveis as opções para ativação do Closed Caption (legendas ocultas)”.

Segundo explicou a empresa, o novo aplicativo para áudio imersivo e personalizável em MPEG-H já está disponível para produtoras, canais on-line, emissoras de televisão e demais criadores de conteúdos audiovisuais. “A ShowCase está habilitada pelo Instituto Fraunhofer para processar e remixar conteúdos originalmente produzidos em outros formatos, além de produzir a Audiodescrição e o Closed Caption“, finaliza.

Por Fernando Moura, em São Paulo