SET Tech Webinar: Sony apresenta o uso da tecnologia IP na produção ao vivo

A sexta sessão do SET Tech Webinar aconteceu na quinta, 28, e contou com a moderação de Carlos Cauvilla, Conselheiro da SET e Diretor de Tecnologia de TV e Rádio da Rede Anhanguera, e a palestra de Erick Soares, expert de tecnologia da Sony, sobre Produção ao vivo com IP: Virtualização e orquestração.

“O IP é uma tecnologia que vem crescendo e que veio para ficar. Utilizado em diversas aplicações, o IP abre possibilidade de trabalhar o conteúdo com tecnologias mais consolidadas, como 4K e HDR, como também gera uma grande perspectiva para a sua próxima geração, com ambientes virtualizados, de nuvem”, destacou Soares em sua introdução.

Na sequência, o expert em tecnologia da Sony falou sobre a relação entre as expectativas dos clientes e a visão do mercado.

“As perspectivas do mercado devem estar alinhadas com as expectativas dos clientes. Não pode ser um benefício puramente para a engenharia, tem que ser um benefício para a operação e para diversas áreas, porque tecnologia por si só não se vende e não se justifica”, afirmou.

Atualmente, segundo Soares, o mercado está na fase de crescimento em relação à tecnologia IP, ou seja, as empresas efetivamente vêm adotando a tecnologia, levando a uma evolução da maturação tecnológica.

“A maturidade é explicada por vários motivos, entre eles tem a evolução da padronização, evolução normatização, gerando equipamentos no mercado. Outro ponto importante para a adoção da tecnologia é a evolução das equipes humanas. As gerações que farão a administração destes sistemas são gerações que lidam com tecnologia com muita naturalidade”, destacou.

Soares finalizou sua apresentação destacando escalabilidade do padrão ST2110.

“O padrão ST2110 é uma evolução da indústria broadcast e que permite as mais diversas implementações para o tráfego de vídeo IP para produção ao vivo e infraestrutura de ‘banda-base’. Trata-se de um padrão ‘vivo’ e em constante evolução”, concluiu.

Gravações

Os webinars da série SET Tech estão sendo gravados e são disponibilizados aos associados SET.

Associe-se e tenha acesso aos conteúdos completos, além da possibilidade de participar dos nossos Grupos de Trabalho e ter desconto em produtos e serviços de empresas parceiras.

Confira uma prévia do que aconteceu até aqui no SET Tech em nosso canal no YouTube: SET_TV.