SET participa da reunião inaugural do GT de TV 3.0 em Brasília

Presidente da SET, Carlos Fini, participa, na Capital Federal, da primeira reunião do Grupo de Trabalho de TV 3.0, que visa a implementação da nova geração da TV Digital no país prevista para 2025.

Especialistas, cientistas, técnicos, representantes da academia e de órgãos do governo reuniram-se nesta quinta-feira (27) no Ministério das Comunicações (MCom) para participar da reunião que inaugurou as atividades do Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0). A secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino, caracterizou a reunião como “histórica”. “Este é um momento de extrema importância, não só para o MCom, mas para o Brasil como um todo, e vai mudar a história da radiodifusão”, afirmou.

 

Wilson Wellisch conduziu o encontro e, ao longo da manhã, apresentou aos presentes um panorama geral da abertura e instalação do GT TV 3.0; o regimento interno do Grupo de Trabalho; os coordenadores de cada subgrupos do GT; e a metodologia de trabalho do grupo.

“A implementação desta nova tecnologia de radiodifusão será importantíssima para uma mudança de patamar no setor, inclusive no que se refere a concorrência imposta pelos serviços de streaming. Será um trabalho longo, mas, tal como foi na implementação da TV Digital, vamos participar de uma nova virada de chave na radiodifusão”, declarou Wellisch.

Participaram também do evento o secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom e presidente do GT TV 3.0, Wilson Wellisch e de representantes do da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Além disso, estiveram presentes membros de instituições da sociedade civil, da academia e do setor privado.

Confira a lista completa com os nomes que compõem o GT da TV 3.0 e seu Regimento Interno

Grupo de trabalho

Como notícia pela Revista da SET, as atividades do GT TV 3.0 seguem até 31 de dezembro de 2024. O grupo deve apresentar, neste prazo, propostas que vão definir todo o funcionamento da nova geração de TV Digital no Brasil. Essas proposições incluem: regulamentação; padrão tecnológico; modelo de implantação no território nacional; e cronograma de implantação e transição para a TV 3.0.

O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, representa a Agência no GT TV 3.0 e afirmou, na reunião inaugural, que o grupo é uma iniciativa “essencial” e “muito bem coordenada” do MCom. Ele explica que a Anatel e o GT vão definir alguns aspectos técnicos e práticos da TV 3.0, como por exemplo a segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores.

“Sabemos que o futuro da TV digital precisa desse novo passo. Vamos pensar não somente em um modelo tecnológico mais apurado para TV, mas que também agregue conectividade e seja mais sustentável para o setor. Tenho certeza que sairemos daqui com uma solução para o futuro da TV 3.0 no País”, apontou Caram.

  • Com MCom