SET participa do GT de TV 3.0 criado pelo MCom

Ministério das Comunicações preside o GT que vai entregar, até 2024, proposta que apoiará implantação da tecnologia no Brasil. Carlos Fini e Roberto Franco participam pela SET.

A Portaria Número 9.893 do Ministério das Comunicações (MCom) instituiu, nesta terça-feira (11/7), o Grupo de Trabalho responsável por propor a regulamentação aplicável à TV 3.0, segundo estabelecido nos termos do art. 6º do Decreto n.º 11.484, de 6 de abril de 2023.

Foto: Luana Bravo

O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, vai presidir o GT TV 3.0, do qual também participam representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Ministério da Fazenda; e de entidades representativas do setor de radiodifusão.

Carlos Fini, presidente da SET, e Roberto Franco, ex-presidente da entidade, fazem parte do grupo e trabalharão no GT TV 3.0 que deve entregar uma proposta de regulamentação até 31 de dezembro de 2024. Fini explicou à reportagem que o “GT tratara da regulamentação e características da futura TV junto aos demais órgãos”. Pela sua parte, Wellish, disse que o novo padrão de televisão digital pode revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos. “A tecnologia e o sistema da TV 3.0 serão totalmente inovadores e permitirão que o usuário não só interaja com a programação, mas conte com a maior qualidade possível de imagem e som”, apontou.

No caso da SET, explicou Fini, “a atuação poderá ser em diversos aspectos ligados à tecnologia, canalização e espectro junto ao MCom e Anatel. Trataremos de disseminar aos profissionais da área as tecnologias em discussão e as especificações definidas, e para tanto ofereceremos nos nossos eventos oportunidades de demonstrações e testes”.

Ainda, além da participação no grupo, o presidente da SET afirmou que a entidade vai acompanhar e propor tecnologias utilizadas em outros padrões internacionais, e por meio dos “GTs temáticos da SET, deveremos estabelecer novos grupos, alavancar discussões, como novas oportunidades de monetização surgidas pelas novas tecnologias, segurança eletrônica, métricas de audiência em parceria com entidades do setor. A exemplo da primeira implantação de TV Digital, devemos ter ações de boas práticas junto ao início de operação de maneira a facilitar adoção”.

Confira a lista completa e a portaria que definiu os nomes que compõem o GT da TV 3.0

De acordo com o Decreto que trata da evolução da TV Digital no Brasil, veja as características da TV 3.0:

  • Qualidade audiovisual superior à geração anterior de TV Digital, com transmissões em até 8K;
  • Recepção que pode ser fixa (com antena externa e interna) ou móvel;
  • Integração entre conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão e pela internet;
  • Interface de usuário baseada em aplicativo;
  • Segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores;
  • Personalização de conteúdo de acordo com as preferências dos telespectadores;
  • Uso otimizado do espectro de radiofrequências destinado ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e aos serviços ancilares; e
  • Novas formas de acessar conteúdos culturais, educativos, artísticos e informativos.

 

Por Fernando Moura, com MCom