SET Norte: IA aplicada à tecnologia de produção audiovisual

O segundo painel do SET Norte, que se realiza em Manaus, analisou “IA aplicada à tecnologia de produção audiovisual”. Foi moderado por Henrique Salazar da Silva, Gerente de engenharia da Televisão A Critica, e contou com a participação de Clecio Roberto Vieira da Silva, Especialista de Produto e Pré Vendas da Canon Brasil; e Felipe Rodrigues, Especialista pré-vendas da Sony Professional Brasil.

Salazar da Silva disse no início do painel que a IA chegou para ajudar a “ganhar tempo” nas produções. Felipe Rodrigues foi o primeiro a falar e alertou que a Inteligência Artificial (IA) não é algo novo, de fato, “todo o processo de automação está sendo considerado IA. Por isso, muitos processos de automação, que já integramos nos equipamentos, é IA, e isso aumentou com a conectividade dos equipamentos que não só aumentou o acesso, mas também a conectividade, com uso de IA na Produção de Conteúdo, seja IA embarcada ou em nuvem”

Falando de câmeras, comentou do IA AutoFocus Engine para ter “autofoco”, que está em diferentes dispositivos, como em uma câmera PTZ com AutoFraming, que tem IA Analytics “dando escolha, mas sem substituir o operador, mas sim com uma ferramenta de auxilio”. Ele deu um exemplo com uma produção na qual o autofocus ajudou. Nas PTZs, disse, “a câmera trabalha com acompanhamento automático do esqueleto humano”, sendo um auxilio para o operador.

Outro exemplo trazido a Manaus por Rodrigues foi a câmera Burano, lançada no IBC 2023, que tem IA no foco,  com “Phasedetection AF Face/Eyetracking”.

Por outro lado, mostrou o A2P – AutomatedProduction, que utiliza o IA para, por exemplo, highlights automáticos e a sua distribuição de conteúdos ao vivo, como por exemplo, “a criação de 15 segundo de chutes a gol”.

Mais tarde, Clecio Roberto Vieira da Silva, da Canon, avançou para a “IA aplicada à tecnologia de produção para o mercado audiovisual”, baseada na fotografia “entendendo as vantagens do uso do sistema de focagem automática inteligente das mais recentes câmaras Mirrorless EOS R System da Canon”.

Ele destacou o Sensor de Linha, o Dual Pixel AF, no qual a dinâmica de ambos é diferente: AF de detecção de fase tradicional, usado em DSLRs, adquire informações de um sensor AF separado. Por outro lado, é importante pensar nas informações sobre paralaxe que são informações da luz que vem de dois locais diferentes (forma duas imagens de paralaxe ligeiramente diferentes). “O sistema AF usa essas informações de paralaxe para fazer cálculos e ajustar os elementos de foco da lente para obter foco”.

Outro exemplo foi como utilizar o AF com reconhecimento de Iris com painel OLED para o EVF; prisma dichroic para detecção de linha de visão; lente de peça de olho; janela de peça de olho; sensor de detecção de linha de visão, lente de detecção de linha de visão, luzes LED infravermelhas para detecção de linha de visão (quando estiver usando óculos)”.

Clécio disse que “o sistema de focagem automática inteligente das câmaras do Sistema EOS R é capaz de reconhecer cabeças mesmo com o rosto do “sujeito” afastado da câmara, e que “a detecção de rosto funciona sem a necessidade de contato visual e você pode alternar facilmente entre diferentes rostos no enquadramento”.

Outro ponto destacado pelo executivo da Canon foi o Autotracking– RA-AT001 que utiliza o conceito de Face Tracking&Detection, isto é, o rastreamento automático permite que a câmera rastreie automaticamente pessoas especificadas durante apresentações comerciais, palestras e outros eventos. O aplicativo é instalado diretamente na câmera, eliminando a necessidade de um computador para operar o software.

Finalmente, falou de Tecnologia de Processamento de Imagem de Deep Learning, onde “a Canon estabeleceu uma tecnologia proprietária de processamento de imagens de Deep Learning que permite correções para questões inerentes à fotografia”.

O SET Norte se realiza no Quality Hotel Manaus, na capital amazonense e tem como objetivo As últimas novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo em seminários conduzidos por profissionais renomados do setor. Os debates abordarão tendências tecnológicas e modelos de negócios das áreas de broadcast, mídia e entretenimento.

O evento tem patrocínio Ouro da Canon, Embratel, Sony e SpeedCast; Patrocínio prata da Convergint Seal; e Bronze da SES. Ainda conta com apoio da TV Coins e SM Facilities.

 

Por Fernando Moura e Tito Liberato