SET NORTE: Futuro e tendências no mercado audiovisual

Executivos de emissoras e grupos de comunicação amazonenses analisam o estado da arte da indústria audiovisual no norte do País.

O primeiro painel da tarde do SET Regional Norte que se realiza na capital amazonense avançou para “Futuro e tendências no mercado audiovisual”. O debate foi moderado por Humberto Amorim, Jornalista e Radialista, Portal do Holanda/Rádio Verde Oliva/CBN Manaus, e teve a participação de Oswaldo Lopes Filho, Diretor Presidente do Sistema Encontro das Águas; Alexandre Rocha, Grupo Norte de Comunicação, Diretor Comercial do Grupo; e Lemmos Ribeiro, Coordenador Multimídia, Amazon Sat (Rede Amazônica).

Amorim começou a palestra relembrando como se fazia televisão na década de 1980, quando começou a trabalhar na Rede Amazônica, e comentou que desde há tempos trabalha com entrevistas ao vivo por streaming  e “hoje não mais ouvido apenas em um dispositivo. Estamos em um período no qual a facilidade de comunicação até assusta. Quando comecei tudo era difícil”.

Oswaldo Lopes Filho disse que a evolução da comunicação tem sido enorme. “Esta é a minha terceira gestão, na primeira a TV a Cabo tinha acabado de passar do Umatic para o Betacam. Desde aquela época, cuidei do nosso Cedoc, que nasceu em 1977, e lá temos mais de 10 mil cassetes que guardam a história da TV amazonense. A evolução nos surpreende dia a dia. Este ano, fui, pela primeira vez, a Las Vegas à NAB, e lá entendi o que hoje uma rede de TV pode fazer de forma eficiente, econômica e eficaz. A minha preocupação é saber onde vamos chegar, por isso, mesmo estando em uma emissora pública, estamos evoluindo”.

Ele disse que no início o sinal era fraco, e hoje “o sistema público de comunicação do Amazonas está em 44 municípios do estado, um Estado complicado por conta de logística. Tivemos equipamentos que demoraram 22 dias para chegar, mas, junto a Embratel, levamos 4 canais às populações dando acesso à educação e entretenimento. Durante a pandemia, permitimos que os alunos estudassem dentro de casa, e isso é uma revolução”. Lopes Filho fechou dizendo que “não sabe onde chegaremos, esse é o maior desafio”.

“Vivemos em um momento de reflexão, de pensamento”, disse Alexandre Rocha, Grupo Norte de Comunicação, Diretor Comercial do Grupo. Para o executivo, até 2019/2020 “tínhamos uma forma de ver o mundo, hoje estamos transformados, com uma geração Z que se considera parte da tecnologia, por isso precisamos enxergar como usar a tecnologia, pelo que precisamos estar alinhados, por exemplo, à inteligência artificial, sabendo quais os seus limites e como vamos distribuir o conteúdo produzido por IA”.

Rocha disse que “a jornada deve ser completa de forma que a pessoa deva receber conteúdo em todos os momentos e espaços”. Nesse contexto, “temos de entender que no futuro todos terão acesso a conteúdos”. “Estamos vivendo a melhor era da televisão no mundo, com consumo publicitário acima de 70%, por isso devemos saber como usar a tecnologia”.

Finalmente, Lemmos Ribeiro, Coordenador Multimídia da Amazon Sat, explicou que “o Amazon Sat é um canal regional autônomo que, por não ter afiliação, pode trabalhar o local, e foi reformatado para não competir com a Rede Amazônica, com uma reformulação da marca com 24 horas de programação local’, com sinal aberto e multiplaforma com, por exemplo, mais de meio milhão de inscritos no seu Youtube. “Não pensamos em fazer um programa apenas para a TV, mas sim para os outros formatos”. Ribeiro disse que o futuro passa por deixar de pensar apenas em programas de TV, e sim em produtos para diferentes devices e plataformas com públicos segmentados.

Focando no regionalismo e produção local, Rocha destacou que a força da rede parte da ideia de ter conteúdo local que atenda as necessidades do espectador. Pensando em TV 3.0, ele disse “que o desafio passa por mudar de um modelo que apenas transmite para um modelo 360, que permitirá a sobrevivência da indústria. O que me preocupa é saber qual será o modelo, porque o de anúncio de 30 segundo deixa de ser parte”.

O SET Norte se realiza no Quality Hotel Manaus, na capital amazonense e tem como objetivo As últimas novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo em seminários conduzidos por profissionais renomados do setor. Os debates abordarão tendências tecnológicas e modelos de negócios das áreas de broadcast, mídia e entretenimento.

O evento tem patrocínio Ouro da Canon, Embratel, Sony e SpeedCast; Patrocínio prata da Convergint Seal; e Bronze da SES. Ainda conta com apoio da TV Coins e SM Facilities.

 

Por Fernando Moura e Tito Liberato