SET lança novo GT de Produção Virtual

A primeira reunião do Grupo de Trabalho de Produção Virtual da SET se realiza na quinta-feira, (14/3) e é aberta a todos os interessados.

A SET anuncia a criação de um novo Grupo de Trabalho (GT). Este vai se debruçar sobre a produção virtual e terá como coordenador a André Dias Arnaut, CEO da Legado Tecnologia com basta experiência no assunto no país. A primeira reunião do grupo será aberta a associados e não associados via vídeo-conferência e servirá para apresentar o GT e explicar as iniciativas e forma de trabalho.

André Dias Arnaut afirma que este Grupo de Trabalho é importante para SET porque “nos últimos tempos, uma revolução incrível tomou conta do mundo da mídia e entretenimento! Ferramentas inovadoras e métodos de trabalho surpreendentes estão redefinindo a maneira como contamos histórias, desde filmes emocionantes e programas de TV cheios de ação até animações cativantes e eventos ao vivo que nos deixam sem fôlego. Estamos vivendo uma era onde cada narrativa é uma aventura épica, transformando completamente nossa experiência de entretenimento!”.

Ele disse ainda que a produção virtual com os fundamentos da tecnologia em tempo real vem evoluindo de forma a transformar a forma como produzimos conteúdo, seja jornalismo, entretenimento ou cinema, e que “a produção virtual traz algumas respostas para o problema da produção tradicional em escala, principalmente em um momento que precisamos produzir para diversos canais de transmissão”.

Dias afirma, ainda, que “É nossa crença que o uso da produção virtual tem um potencial imenso para enriquecer ainda mais a indústria de produção de mídia. As possibilidades vão muito além do que já é aplicado hoje em dia, prometendo revolucionar a maneira como o jornalismo, filmes e séries são feitos e como as histórias são contadas e visualizadas pelo público. A produção virtual abre portas para novos mundos e experiências imersivas, elevando o padrão de qualidade e criatividade da produção de mídia para a TV, a internet e o cinema”.

Objetivo

O GT sobre produção virtual tem como proposta ser uma referência para que profissionais e empresas associadas da SET adquiram conhecimentos, troquem experiências e discutam os problemas-chave, as especificações, os requisitos, melhores práticas e os avanços na área de produção virtual. Entre os temas que serão objetos de pesquisas do GT e dos seus comitês técnicos, destacamos:

– XR ledwall & VR (Realidade virtual) & AR (Realidade aumentada)

– Estúdios virtuais em Chroma-Key

– Engines de jogos aplicadas a produção virtual

– Integração de tecnologias como IA e automações com produção virtual.

– Simulações e sistemas integrados com produção virtual.

– Apresentadores virtuais avatares e técnicas de MetaHuman aplicada a produção

Como Participar

A reunião se realiza via Zoom na quinta-feira (14/03) as 10h00. E para participar, será necessário informar nome, email, empresa, telefone e empresa.

A reunião será realizada neste link

Se quer ter mais informação sobre o GT de Produção Audiovisual, clique aqui