Rádios do Acre ganham autorização para levar sinal FM

Publicação de outorgas atende à política pública criada para ampliar o acesso à informação na região da Amazônia Legal

Foto: MCom

Moradores da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, agora terão alternativas para buscar informação por meio das ondas do rádio. Nesta quarta (1/9), o Ministério das Comunicações (MCom) publicou portarias que autorizam duas emissoras a retransmitirem na faixa FM a programação feita na capital, Rio Branco. A medida tem por objetivo ampliar o acesso à informação, fortalecer o serviço de radiodifusão na Amazônia Legal e fomentar a geração de empregos e investimentos locais.

“A retransmissão de rádio na região possibilita a inserção local de conteúdo informativo e de publicidade em até 15% do total da programação, permitindo que as estações de rádio sejam canais para as informações relevantes à comunidade”, explica o secretário de radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão. O interior da Amazônia Legal, lembra o secretário, é uma região carente de programação de notícias e, muitas vezes, a divulgação de informações é feita por meio de carros de som.

Com as portarias, chega a 21 o número de municípios da região contemplados com o serviço de Retransmissão de Rádio — conhecido como RTR. As primeiras outorgas foram concedidas em junho. No ano passado, o MCom abriu processo seletivo para identificar emissoras interessadas na retransmissão do sinal nas cidades interioranas. Foram recebidos 983 requerimentos de pessoas jurídicas motivadas para a prestação do serviço.

A meta é permitir a retransmissão de rádio em 230 municípios, distribuídos nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Na ocasião de publicação do edital de chamamento público, em setembro de 2020, grande parte das cidades (cerca de 78%) ainda não contava com emissoras FM. Mais de 10 milhões de pessoas devem ser beneficiadas.

 

Fonte: MCom