Digitaliza Brasil: 213 cidades ganham canais na TV digital

MCom autoriza a retransmissão em municípios de AL, BA, MA, MG, SE, PB e PE que já estão aptos para a digitalização das estações analógicas

Foto: Cleverson Oliveira/MCom

A população de 213 cidades brasileiras já pode se preparar para sintonizar canais na TV digital. Na sexta –feira (10/9), o Ministério das Comunicações (MCom) publicou portarias que autorizam emissoras a realizarem o serviço de retransmissão, com tecnologia digital, nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. A lista das entidades consignadas consta nas publicações do Diário Oficial da União.

As emissoras contempladas com os canais estão operando em municípios considerados aptos a receber equipamentos para a digitalização do sinal de TV, por meio do programa Digitaliza Brasil. Atualmente, as cidades só contam com o sinal analógico de TV, mas a tecnologia digital será disponibilizada até o fim de 2022. Assim que o sinal digital chegar nessas localidades, os novos canais já estarão disponíveis nas telinhas.

“Iremos trocar todos os transmissores analógicos por digitais. Existem ainda 1.638 municípios no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir das novidades que a TV digital traz. Vamos mudar essa realidade”, enfatiza o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Municípios com canais digitais

Das cidades que irão receber a programação digital, três estão no estado de Pernambuco, seis são de Alagoas, 10 da Paraíba, 17 de Sergipe, 52 da Bahia, 57 do Maranhão e 68 de Minas Gerais. A norma que criou o Digitaliza Brasil determina a simplificação do processo de consignação e autorização de canais digitais. Nessa linha, a intenção é garantir continuidade na retransmissão de TV na hora que a tecnologia digital chegar às cidades. Já foram consignados aproximadamente 500 canais, que atendem a 317 municípios contemplados nas quatro primeiras etapas da Fases 1 do programa.

Fonte: MCom