Portaria do MCom prorroga os trabalhos da Seja Digital

Medida tem o objetivo de investir os recursos remanescentes em serviços de telecom e radiodifusão para a inclusão digital.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou a portaria nº 10.764 de 16 de outubro de 2023 prorrogando os trabalhos da instituição Seja Digital. Criada para cumprir a missão de acelerar a adoção do sinal digital de TV e de expandir a banda larga móvel pelo Brasil, a Seja Digital apresentou saldo de R$380 milhões após finalizar os serviços para os quais foi implantada.

Infraestrutura Digitaliza Brasil/ Foto: Gustavo Torquato/MCom

“O nosso compromisso é com a inclusão digital e por isso nós vamos utilizar esses recursos remanescentes para levar conectividade nos locais de difícil acesso, que ainda não são cobertos por outras políticas públicas como áreas rurais, além de colaborar para a manutenção de antenas e equipamentos que já foram instalados”, sintetizou o ministro Juscelino Filho.

Além de prorrogar a existência da instituição Seja Digital, a portaria determinou que esses recursos sejam investidos em projetos de implantação de telefonia em banda larga móvel para áreas rurais ainda desatendidas.

A portaria também prevê investimentos em projetos de expansão ou de melhoria da conectividade em áreas com concentração de pequenos e médios produtores agropecuários; e instalação e manutenção de estações transmissoras e retransmissoras de televisão digital terrestre em municípios brasileiros que possuem baixa disponibilidade de canais digitais.

Por fim, explica o MCom, “os recursos poderão ser utilizados para a testes e implantação da evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), ou seja, a infraestrutura da TV 3.0 no Brasil”.

Com MCom