Francisco Machado Filho é o novo presidente da ABTU

Diretor da TV UNESP foi eleito durante Assembleia da ABTU em Salvador e terá como principal objetivo aumentar o número de associados da entidade e a criação de um canal de televisão que coloque na sua grade os conteúdos produzidos por TVs universitárias de todo o país.

O radialista Francisco Machado Filho foi eleito presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada na sexta-feira (20/10), em Salvador, Bahia. Conhecido como “Kiko”, Francisco é diretor da TV UNESP, emissora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e assumirá o comando da associação a partir de junho de 2024, quando será oficializada a saída do atual presidente, Fabiano Pereira, da TV da Universidade de São Paulo (USP). O mandato terá duração de dois anos.

O Professor, parceiro de longa data da Revista da SET, afirma que como presidente projeta para o futuro o crescimento do número de emissoras associadas à ABTU e a criação de um canal de televisão na operadora SKY ou via satélite para reproduzir os conteúdos produzidos por TVs universitárias de todo o país. “A ocupação de um canal é uma questão legal e vamos batalhar por isso. Além disso, quanto maior o número de filiadas, mais a ABTU se torna representativa. Essas são as duas tarefas iniciais, mas entendendo que quanto mais ampliarmos nossa participação, outras questões irão aparecer. Ser eleito presidente foi muito significativo e estou muito feliz”, afirma Machado Filho.

Foto: Danilo Oliveira Silva/Uneb

Natural de Brasília, Machado Filho é graduado em comunicação social, com habilitação em rádio e TV pela Faculdades Espírito Santense. Possui mestrado em comunicação pela Universidade de Marília (Unimar) e doutorado, também em comunicação, pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Atualmente, é professor assistente e diretor da TV UNESP, além de vice-coordenador do grupo de pesquisa “Televisão e Televisualidades” da Intercom.

Por Fernando Moura, em São Paulo