Pesquisa revela que 7 em cada 10 catarinenses ouvem rádio

Levantamento realizado pela Kantar Ibope Media para a ACAERT comprova força do rádio no estado

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT divulgou pesquisa inédita mostrando que 74% dos entrevistados ouviram rádio nos últimos 90 dias em Santa Catarina. A Kantar Ibope Media consultou presencialmente 1.200 pessoas no estado, no período de 1º a 12 de junho. A divulgação foi durante evento on line realizado no Hotel Lang Palace, em Chapecó. Os dados revelam, ainda, que 66% afirmaram ouvir rádio em algum momento nas últimas 24 horas, com uma divisão equilibrada entre os gêneros: 56% masculino e 44% feminino.

Nosso objetivo foi comprovar a força do rádio em Santa Catarina. Um veículo cada vez mais atual e presente na vida dos catarinenses, que soube se adaptar às novas tecnologias, sendo inovador e mais veloz que outras mídias. É com orgulho que apresentamos a relevância desta grande força da comunicação no estado”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. Segundo Taís Souza, gerente Comercial SC/RS da Kantar IBOPE Media, “o projeto ACAERT foi construído por várias mãos, em parceria com o grupo de trabalho da entidade. Foram atendidos os objetivos de investigação do Meio Rádio”.

Sobre a frequência do consumo, 43% ouvem rádio todos os dias, com destaque para o tempo dedicado ao meio: 44% afirmaram ouvir rádio pelo menos 2 horas por dia. A pesquisa indica ainda que entre os ouvintes, 94% ouvem a programação das emissoras no dial e 14% na internet. O detalhe é que o público que consome o rádio pela internet prefere os períodos da tarde, noite e madrugada.

Conteúdo

A pesquisa da ACAERT mostra que 67% dos entrevistados ouvem o rádio em aparelhos comuns, 39% no carro, 17% no celular, 6% em algum aplicativo e 4 % na TV. Perguntado o que o rádio é para o catarinense, 39% responderam que é companheiro, 38% confiável, 35% tradicional e 30% divertido. “O Rádio é realmente o companheiro de todas as horas e em qualquer lugar”, explica Silvano Silva.

Sobre o conteúdo consumido, a música aparece em primeiro lugar na preferência com 79%, notícias 58%, esporte/futebol 28%, religioso 20% e 16% cultura. Música e notícias permanecem no top 2 entre homens e mulheres, mas há diferenças nas escolhas a partir da terceira posição, pois o homem consome mais esportes e mulher tem preferência por conteúdo religioso. A pesquisa da ACAERT ressalta que 87% dos entrevistados consideram o rádio importante no seu dia a dia, seja para fazer companhia, ouvir música ou se inteirar das informações da cidade e região.

Comercial

O levantamento da ACAERT quis saber também sobre o impacto da mensagem comercial na vida das pessoas. Os números mostram que 89% dos pesquisados lembram de ter ouvido algum comercial nos últimos 30 dias. Revela ainda que 75% confiam nos comerciais de rádio e que 40% já pesquisaram ou compraram algum produto anunciado. Outro aspecto importante é que 89% dos ouvintes catarinenses são das classes A, B e C, com índices de escolaridade e socioeconômicos acima da média nacional.

“O Rádio é um meio que sempre esteve ao alcance de todos, conectando pessoas de diferentes gerações através das mais variadas emoções. É o grande companheiro de milhões de ouvintes pelo país e é especialmente relevante em Santa Catarina, já que 87% dos catarinenses consideram o rádio importante no seu dia a dia. Essa pesquisa em parceria com a ACAERT, com um olhar tão aprofundado no cenário do meio no estado, é uma iniciativa inédita e que reafirma a credibilidade e a relevância do rádio em Santa Catarina”, explica Tais Souza, gerente Comercial SC/RS da Kantar IBOPE Media.

“Ao nos depararmos com números tão significativos, ficamos convictos de que temos em Santa Catarina uma radiodifusão forte e eficaz naquilo que entrega aos seus ouvintes e as seus clientes”, ressaltou a diretora da Rede Comercial da ACAERT, Liza Rocha.

Dados da pesquisa:

Força

7 em cada 10 pessoas ouviram Rádio nos últimos 90 dias em  Santa Catarina. Além disso, o consumo predomina no dial com 94% de share

Consumo

Entre os ouvintes, 43% afirmam ouvir Rádio todos os dias e 44% ouvem pelo menos duas horas por dia

Preferências

Música e Notícias estão entre as principais preferências de conteúdo do ouvinte catarinense

Estilos musicais

Os ouvintes têm preferência por Sertanejo, música Gospel, Sucessos Internacionais e rock

Segmentação

É importante respeitar as preferências de conteúdo e estilos musicais, pois elas são distintas entre gênero, idades e classe social

Conteúdo

No geral, homens consomem mais conteúdo esportivo, principalmente futebol, enquanto as mulheres estão mais interessadas em conteúdo religioso e cultura.

Reconhecimento

87% dos ouvintes consideram o Rádio importante no seu  dia a dia

Relevância

Companheiro e ágil nas informações estão entre os principais atributos reconhecidos pelos ouvintes

Credibilidade

O meio é considerado confiável em vários aspectos. Ouvintes confiam nos testemunhos dos locutores, assim como nas notícias transmitidas em sua programação

Publicidade

Além disso, os ouvintes afirmam confiar nas propagandas e divulgações de produtos e serviços feitos por locutores de Rádio. Entre os formatos mais lembrados, destaque para  comerciais entre programas. Já entre as categorias mais compradas/ pesquisadas, ênfase para eletrodomésticos e eletroportáteis

Conversão

As publicidades feitas no Rádio geram grande lembrança nos ouvintes. Apenas 11% dos entrevistados não se lembram de ter ouvido algum comercial em áudio

 Números:

 – Para o catarinense o rádio é:

39% companheiro

38% confiável

35% tradicional

30% divertido

 – Motivos para ouvir rádio:

87% consideram importante no seu dia-a-dia

55% Me faz companhia enquanto realizo outras atividades

49% Traz notícias de forma rápida

38% pra ouvir música

37% Traz informações sobre minha região/cidade

25% É uma fonte de informação confiável

 – Preferência de Conteúdo:

79% musical

58% notícias

28% esporte/futebol

20% religioso

16% cultura

16% clima

14% policial

14% economia

14% trânsito

12% político

11% educação

10% mídia/famosos

 – Como ouvem rádio:

67% ouvem pelo rádio comum

39% ouvem no carro

17% ouvem no celular

6% em algum aplicativo

4% na TV

  – Onde ouvem:

51% em casa

34% no carro

17% no trabalho

4% no transporte público

Se quiser acessar a pesquisa completa, clique aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAERT