Dia Mundial do Rádio realça atributos do veículo que liga bilhões de pessoas

A comemoração da data marca a criação, em 1946, da Rádio das Nações Unidas, a predecessora da ONU News. A UNESCO destaca “o valor democrático contínuo do rádio para servir como um catalisador para a conexão entre grupos carentes, incluindo imigrantes, religiosos, minorias e populações atingidas pela pobreza; e como um termômetro instantâneo da opinião pública expressada por meio da liberdade de expressão no espaço público”.

O tema de celebração em 2024 da ONU é “Rádio: Um século informando, divertindo e educando”. As Nações Unidas enfatizam a história do veículo e o poder de impactar audiências, chegando a bilhões, com notícias, drama, música e esportes.  As celebrações do Dia Mundial do Rádio enfatizam o papel deste meio de comunicação em circunstâncias onde falta a segurança pública, como em emergências e falha a eletricidade por causa de desastres naturais ou atos provocados pela ação humana. A proclamação da celebração global do Dia Mundial do Rádio foi feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013

Foto: Unicef/Habib Kanobana

Para a ONU, o rádio é um veículo que catalisa a ligação entre grupos desfavorecidos, incluindo imigrantes, religiosos, minorias e populações atingidas pela pobreza.

Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Rádio, disse que se formos olhar para o próximo século do rádio, temos grandes oportunidades. ” A oportunidade proporcionada pelo marco de mais de 100 anos do rádio implora para ser tocada a todo volume. O século é uma ocasião para celebrar com orgulho as extensas virtudes e a potência contínua do meio. Ele chega em um momento oportuno, pois o rádio – embora seja estatisticamente popular e tenha a enorme confiança do público – enfrenta desafios cada vez maiores em relação aos números de audiência e receita das plataformas digitais, mídias sociais difundidas, divisões digitais e geracionais, ventos contrários da censura e, para alguns meios de comunicação, dívidas sufocantes induzidas pela consolidação, bem como dificuldades econômicas exacerbadas por um mercado de publicidade fraco.

A UNESCO convida o setor de rádio mundial em todas as suas diversas formas – comercial, pública e sem fins lucrativos – a participar desta celebração global do meio de comunicação neste momento especial e crucial de sua jornada centenária”.

Por tudo isso, na mensagem de Audrey que pode ler completa,  reafirma que as “Nações Unidas enfatizam relevância da comunicação radiofônica e seu poder de impactar grandes audiências; data lembra papel essencial do meio de comunicação para a promoção da segurança pública e mitigação de emergências”.

Post Tags: