MCom autoriza ampliação da transmissão da EBC para mais de 500 mil pessoas em 27 cidades

Iniciativa contribui para projeto da empresa para ampliar a participação de rádios e TVs universitárias em sua rede.

O Ministério das Comunicações autoriza ampliação da transmissão da EBC para mais de 500 mil pessoas em 27 cidades Iniciativa contribui para projeto da empresa para ampliar a participação de rádios e TVs universitárias em sua rede. “O nosso compromisso é levar para a população brasileira o acesso a TV digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Com as autorizações, a EBC passa a ter canal autorizado para transmitir seus sinais de rádio e TV, com programação que inclui conteúdo local dessas parceiras com fins exclusivamente educativos.

Foto: Gustavo Torquato/ MCom

As portarias foram apresentadas durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação da secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino; do secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ricardo Zamora; do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca; do presidente da EBC, Jean Lima; e de reitores e representantes das universidades estaduais e municipais de todo o país.

“A expansão de canais de TV e rádios em FM no interior do país, especialmente as de caráter educativo, é fundamental para a ampliação do conhecimento e acesso à informação de qualidade, além de promoção da cultura local”, disse a secretária-executiva, representando o ministro das Comunicações.

Rede Nacional de Comunicação Pública 

Durante a solenidade, foi assinada a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) coordenada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que marca a entrada das universidades estaduais e municipais para a ampliação da cobertura dos sinais de TV Digital e FM da EBC em todo território nacional, combinados com a programação local.

De acordo com a secretária-executiva, a comunicação pública desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade informada, engajada e consciente. “Ao levarmos essa missão para dentro das universidades, estamos fortalecendo o elo entre as instituições de ensino e a sociedade, promovendo a troca de ideias e conhecimentos de maneira mais acessível”, completou Sônia.

O secretário-executivo da Secom, Ricardo Zamora, pontuou a importância da ampliação da rede para diversificar a produção de novos conteúdos. “A expansão do sinal carrega também a expectativa de fomentar a produção própria dos nossos parceiros”, destacou.

“Estamos diante de um momento histórico e muito significativo para as nossas universidades estaduais e municipais, onde teremos a oportunidade de apresentar o ensino, a pesquisa e a extensão para todo o Brasil. Teremos a oportunidade de mostrar o quão importante somos para a educação, tecnologia e inovação do país”, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cecília Maia.

Transmissão

Para a TV, a autorização alcançará brasileiros das cidades de: Imperatriz, no Maranhão (MA); Laranjal do Jari, Amapá (AP); Picos, no Piauí (PI); e Santo Antônio de Jesus (BA).

O serviço de rádio será executado em Frequência Modulada (FM). Os municípios contemplados são: Santana do Ipanema e Viçosa, em Alagoas (AL);  Videira, em Santa Catarina (SC); Ponta Grossa, Irati e Marechal Cândido Rondon, no Paraná (PR); Inconfidentes, em Minas Gerais (MG); Fortaleza, no Ceará (CE); Rio Verde, Goiânia, Quirinópolis, Uruaçu, Anápolis, Mineiros e Trindade, em Goiás (GO); Picos, no Piauí (PI); Cáceres, no Mato Grosso (MT); Feira de Santana, Canudos, Itaberaba, Alagoinhas, Valença e Irecê, na Bahia (BA).

O funcionamento de cada estação está condicionado à autorização para uso da radiofrequência e emissão da licença de funcionamento.