Anatel divulga nova base de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos

As informações contêm dados sobre o Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências no Brasil (PDFF).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou uma nova base de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos. As informações contêm dados sobre o Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências no Brasil (PDFF).

Fonte: MCom

O PDFF é o instrumento pelo qual a Agência estabelece quais frequências são atribuídas e destinadas aos serviços de radiocomunicações e de telecomunicações no território nacional. Portanto, é uma das normas para a gestão do espectro de radiofrequência no Brasil e uma importante ferramenta de trabalho aos profissionais das telecomunicações.

O conjunto de dados do PDFF está armazenado em um arquivo em formato compactado (.zip) onde constam 4 planilhas em formato .csv (valores separados por vírgulas). Existe link dessas duas informações? Além de ser o instrumento regulamentar que atribui e destina faixas de radiofrequências no Brasil, o PDFF foi desenvolvido para permitir melhor visualização dos serviços dentro do espectro radioelétrico e do planejamento de uso de radiofrequências aos serviços destinados no País.

Esta publicação, afirma o comunicado da Agência,  “está em sintonia com o Plano de Dados Abertos 2022 a 2024 da Anatel, vigente no período de novembro de 2022 a novembro de 2024. As bases de dados podem ser consultadas pelos interessados em planilhas abertas disponibilizadas em formato .csv, acompanhados de glossários de termos que facilitam o entendimento e o uso dos dados pelos interessados. Mais detalhes sobre os Planos de Dados Abertos da Anatel podem ser consultados na seção sobre o Plano de Dados Abertos disponível no portal da Anatel na internet”.