ISE 2024: Recorde de público em Barcelona

A Integrated Systems Europe 2024 foi a edição de maior sucesso em seus 20 anos de história. Realizada na Fira de Barcelona Gran Via, a feira atraiu 73.891 participantes chegados de 162 países, um recorde desde o início da feira em Genebra, em 2004. Isso representa um aumento de 27% em relação à edição de 2023.

A SET participou, pela primeira vez, da ISE que se realizou na Fira de Barcelona Gran Via, Espanha, 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024. Esta feira e congresso que cada ano aproxima mais os mercados de informática, telecomunicações e audiovisual. Na edição de 2024, destaque para a conectividade, Inteligência Artificial (IA), cadeia de produção e distribuição no mercado AV.

Uma das empresas que retornaram ao ISE foi a canadense, Ross Video, empresa acostumada a grandes eventos. Oscar Juste, Sênior VP de Vendas Globais da Ross Video, disse à reportagem que o mundo AV é importante para a empresa porque os produtos AV cada vez mais presentes no mercado global por esse motivo é “importante estar e oferecer as tecnologias que nós desenvolvemos a um setor em crescimento”.

Entre os destaques, soluções corporativas para eventos ao vivo, salas de conferência, e-learning ou instalações hiperconectadas. Em termos de hardware, Juste destacou as câmeras PTZ-12G e PTZ-NDI, as “mais fáceis de instalar, integrar e usar”, ou as cabeças de tripé X300/350, que oferecem capacidade de carga útil de 6,8 kg e são capazes de lidar com uma ampla gama de combinações de câmera e lente ENG ou BOX.

O Paulo Francisco, VP de ventas de engenharia da divisão AV  da Evertz disse à reportagem si bem a empresa é focada em boradcast, os produtos e soluções ProAV tem crescido muito nos últimos anos transformando o negócio. Ele disse ainda que além das demonstrações abrangentes de produtos, incluindo integração de colaboração unificada, espaços para eventos ao vivo, KVM profissional seguro, monitoramento avançado, espaços para reuniões e produção ao vivo, o destaque passou pelo IPMX-Ready Multi-Media Aggregation (MMA10G), uma solução de distribuição, colaboração e controle de AV sobre IP de 10 Gbps que roteia sobre de redes definidas por software (SDN), é escalável de 16 a mais de 2048 portas em um único chassi. Executados sem compressão, os gateways MMA10G não oferecem latência, e a qualidade de vídeo digital tem o suporte opcional de JPEG-XS para UHD (4K60/4:4:4)

AEQ apresentou no ISE, o novo painel de usuário, TP9116. Este intercomunicador possui 16 alavancas de 2 vias, além de ajuste de nível individual na própria tecla e telas TFT coloridas. Segundo os seus criadores, é ideal para sistemas de intercomunicação matricial: Crossnet (até 190 portas) e Conexia (até 1000 portas). Também possui processamento de áudio interno.

No estande da Riedel, Philip Hey, Diretor Global de Desenvolvimento de Negócios da empresa, disse à reportagem que o destaque da féria foi o  Stage Management System, um intercomunicador que faz, ainda, gerenciamento e conta com o Performer 32, um sistema de intercomunicação digital Matrix/ sistema de gerenciamento que está alinhado com os requisitos de casas de ópera, teatros, bem como eventos esportivos e culturais. O sistema é baseado em um conceito modular e pode ser adaptado às requisitos individuais do respectivo local.

 

Pela sua parte, no estande da Aluvision, uma amostra de como montar um Museu de Arte digital modular combinando LED com sistemas de exposição modular, os LEDs simulam telas, superfícies curvas e até o chão. O objetivo e ter uma experiência multitela e imersiva.

A Ebantic apresentou as últimas novidades de seu produto DAM4cloud e seus projetos recentes, como a nova plataforma de presença digital que desenvolveu para a TVMataró. Carles Rams, CEO da empresa disse à reportagem que a solução nasceu de uma necessidade do mercado broadcast que “ter convergência online”, mas dar o passo significa que emissoras pequenas ou medias não tem orçamento. “Construímos uma plataforma que pode ajudar a estas emissoras a estar online e gerar um valor agregado ao vídeo. isso porque a diferença que existe entre um canal nativo digital e uma emissora é a concepção e a linguagem que utilizam. A plataforma é simples, sendo uma redação completa na nuvem que pode ser utilizada por jornalistas que podem se intercomunicar desde qualquer lugar, inclusive em movimento”. Por outro lado,  explicou o executivo, foram incorporadas novas funcionalidades aos programas que compõem a Suite DAM4cloud que são o Library, CMS, Dambrigde, com destaque especial para o Newsportal, “um portal da web projetado especificamente para meios de comunicação e empresas que precisam publicar notícias e eventos de forma dinâmica. A plataforma da visibilidade os conteúdos em vídeo e esta organizado de tal forma que já contem estruturas premontadas que oferecem, em tempo real, diferentes opções de Home Page”.

Cheng Gong, Gerente de vendas da Sprectrum  disse que à reportagem que no estande os painéis LED Zio 4000 tem uma resolução de 5K mas segundo o tamanho do display pode ter outras resoluções.Gong explicou que por ser um processador de vídeo sobre IP standalone, permite que a empresa estenda as ofertas de AV-over-IP. Ele funciona em um ambiente autônomo ou como parte da plataforma Zio AV-over-IP. O Zio 4000 suporta resolução de 4K 60Hz de ponta a ponta com uma combinação de banda base local e vídeo IP, bem como entradas baseadas na web.

Na parte de realidade virtual e imersiva, Laura Mills, gerente de marketing da Igloo Vision, explicou à reportagem como funciona o Workplace local inmersivo apresentado em Barcelona, e disse que é plataforma de software para espaços imersivos que permite que os funcionários possam interagir e se beneficiar de sua marca de produtividade imersiva com visualizações XR. Com a plataforma Igloo Core Engine, disse Laura, os usuários podem interagir pontos de dados de XR por meio de projetores com telas sensíveis ao toque e projeções no chão.

Presença Brasileira

Rodrigo Costa, gerente de vendas da Panasonic do Brasil, que gerencia toda a operação da empresa na região, explicou à reportagem que em Barcelona, a Panasonic lançou novos produtos e a delegação brasileira teve uma agenda cheia. “Esta é a primeira vez que a Panasonic LatAm está presente com funcionários que fazem parte da equipe Panasonic. A expectativa é muito boa porque, em nossas viagens pela América Latina, notamos que muitos de nossos clientes são muito atraídos pela ISE por causa de seu grande porte e também porque se fala espanhol”. Por isso, disse, que “foi uma oportunidade muito boa para começar o ano, compartilhando novas tecnologias e lançamentos de produtos”.

Costa destacou um espaço com experiências imersivas por meio de projeções chamativas, ideais para a produção de conteúdo não artístico, e o segundo tem a ver com a instalação de um mini estúdio de produção ProAV ao vivo para exibir câmeras, bots e a plataforma Kairos. A marca japonesa também teve um espaço dedicado exclusivamente à promoção do AVoIP e do universo de aplicações SDM, como gateways para AVoIP, além de diferentes soluções para ProAV, museus, eventos, universidades e corporações. “A empresa se concentra na eficiência e na flexibilidade do AVoIP e do SDM”, comentou o executivo.

Veja a cobertura completa na próxima edição da Revista da SET

Reportagem e fotos: Fernando Lopez Cisneros em Barcelona, Espanha

Edição: Fernando Moura, em São Paulo, Brasil