Amazon e Verizon fazem parceria para expandir a cobertura 5G

Kuiper, empreendimento de banda larga por satélite da Amazon, se unirá à Verizon para expandir a cobertura 4G/LTE e 5G para áreas remotas do globo

Foto: Amazon

Tech anunciou que com a nova parceria, “os futuros satélites da Kuiper podem fornecer conectividade para as futuras torres de celulares da Verizon que não exigem uma infraestrutura tão cara para serem construídas”.

Kuiper é a iniciativa de US$ 10 bilhões da Amazon para lançar uma constelação de 3.236 satélites em órbita baixa da Terra para fornecer cobertura de internet banda larga para a Terra abaixo. Segundo a Amazon, o Projeto Kuiper lançará dois satélites no quarto trimestre de 2022.

“A Amazon continua a progredir no Projeto Kuiper, uma constelação de satélites de baixa órbita terrestre (LEO) que fornecerá banda larga rápida e acessível para comunidades não atendidas e carentes em todo o mundo. Esta é uma iniciativa importante de longo prazo. Estamos entusiasmados em compartilhar os planos para lançar e implantar nossos primeiros satélites”, explica a empresa.

KuiperSat-1 e 2

Os dois primeiros satélites foram apresentados pela Amazon a Federal Communications Commission (FCC) para ter uma licença experimental que permita lançar, implantar e operar dois satélites protótipo para o Projeto Kuiper. “Esses satélites – KuiperSat-1 e KuiperSat-2 – são uma etapa importante no processo de desenvolvimento. Eles nos permitem testar a tecnologia de comunicação e rede que será usada em nosso projeto final de satélite e nos ajudam a validar as operações de lançamento e os procedimentos de gerenciamento de missão que serão usados ​​ao implantar nossa constelação completa”.

Segundo a imprensa americana, a parceria da Amazon com a Verizon para usar Kuiper interessa porque permitiria utilizar o sinal para backhaul celular baseado em satélite, permitindo (em teoria) à Verizon expandir o acesso às suas redes 4G e 5G para locais mais rurais e remotos sem ter que empregar métodos de conectividade mais tradicionais levando fira óptica.

Por Fernando Moura, em São Paulo