Pesquisa da NASBA mostra o que os americanos perderiam sem o rádio AM nos veículos

A Ford, Volkswagen, BMW, Mazda, Volvo, Tesla e outras montadoras norte-americanas planejam eliminar o rádio AM em certos veículos nos próximos tempos.

Pesquisa desenvolvida pela National Alliance of State Broadcasters Associations (NASBA) afirma que tirar os receptores fará que os ouvintes de rádio AM deixem de ouvir mais de 4.000 estações nos Estados Unidos, e com isso, correm o risco de perder o acesso às últimas notícias, alertas meteorológicos, relatórios agrícolas, músicas favoritas e informativos, programas de conversa. Mesmo com os esforços de modernização da Federal Communications Commission (FCC) em torno a rádio AM, que adicionaram tradutores de FM para muitos AMs, muitas estações não têm uma contraparte FM e não transmitem seus sinais focados na comunidade pela Internet. Essas são algumas das descobertas de uma pesquisa de abril com mais de 1.000 estações de rádio AM de todos os 50 estados e de Porto Rico realizada pela NASBA.

Foto: MCom

O Estudo da entidade foi realizado em resposta à tendência crescente de fabricantes de automóveis removendo receptores AM de veículos elétricos. O problema não se limita apenas aos EVs. A Ford disse que removerá o AM da “maioria dos modelos novos e atualizados”.

Se quer ler a matéria completa do Insideradio, clique aqui.