Mídia norte-americana analisa retirar âncoras dos telejornais

Análise demonstra que descartar o âncora como um meio de evitar um “iceberg” diante dos noticiários da TV local seria a pior jogada, já que estes jornalistas continuam desempenhando um dos papéis mais importantes do jornalismo televisivo.

Matéria do TVNewscheck assinada por Kirk Varner, afirma que os âncoras são vitais para noticiários de televisão, já que “desempenham um papel vital no envolvimento do público e na construção de um relacionamento com ele”.

Para Varner, profissional reconhecido nos Estados Unidos, já que dedicou sua carreira a trabalhar e liderar redações de televisão locais de vários tamanhos e mercados em todo o país, a ideia de que a construção da noticia “Reinventanda”, tem os seus limítes. “A nossa indústria enfrenta alguns desafios fundamentais para a sua própria sobrevivência, por isso este tópico não é algo que qualquer pessoa que se preocupa em trabalhar na televisão local deva encarar levianamente. E digo isso como alguém que construiu e reconstruiu bastante algumas grandes redações de televisão locais”, explica.

Segundo ele, as operações noticiosas da maioria das estações de televisão locais “ganharam força na década de 1970, quando muitos proprietários descobriram que, para além de ser um requisito de longa data da FCC para manter a licença, as operações noticiosas bem-sucedidas podiam contribuir muito significativamente para os resultados financeiros de uma estação. A indústria artesanal de consultoria e pesquisa de notícias emergiu rapidamente, pronta para ajudar a emular o que quer que pudesse ter funcionado em qualquer outro mercado de televisão em todo o país. O “talento” no ar tornou-se essencial para o sucesso noticioso de uma emissora, e o mercado de talentos rapidamente se tornou tão competitivo quanto o mercado de agência gratuita em qualquer liga esportiva profissional”.

Se quer ler a matéria completa, clique aqui