Mesa redonda da tecnologia chega ao SET Sudeste

O sexto painel do último dia do SET Sudeste 2019 foi no estilo mesa redonda. Sob a temática: Desafios na gestão, manutenção, operação e modernização de uma emissora de TV, os palestrantes ao invés de realizar uma apresentação responderam perguntas previamente elaboradas pelo moderador Olímpio Franco, diretor geral da SET.

A mesa foi composta por Marcelo Bossoni, TV Globo Minas; Luís Eduardo Leão de Carvalho, TV Alterosa/TV Brasília; e Luiz Meireles, TV Minas.

A pergunta que abriu o painel foi: Qual o maior desafio atual da diretoria técnica?

“O desafio é o mesmo de 300 anos atrás e será o mesmo daqui a 300: pessoas. Compreender sobre as novas tecnologias, o momento que vivem as empresas, a situação em que se encontra o país e fazer a transformação de forma rápida. Realizar as mudanças necessárias nos próximos anos passa pela qualificação e agilidade das equipes”, disse Bossoni.

Foto: Olímpio Franco, SET

Corroborando a resposta de Bossoni, Carvalho falou que “adequar o que precisa ser feito com as pessoas que você tem, o orçamento disponível e viabilizar os negócios das empresas passa pela tecnologia”.

O sinal analógico deve ser desligado completamente em 2023, Meireles falou das dificuldades de realizar essa transição em Minas Gerias. “A Rede Minas tem mais de 500 retransmissoras. Estamos fazendo essa migração, mas o grande limite é o investimento financeiro, os custos de operação e manutenção. São os nossos grandes agentes de dificuldade”.

“A dificuldade de fazer a digitalização é enorme. Em cidades com até 50 mil habitantes não acredito que seja um problema, porém, 70% dos municípios de Minas Gerais estão abaixo de 15 mil habitantes, tornando a viabilidade comercial nestas cidades impossível”, completou Carvalho.

Meireles encerrou o painel alertando para “a falta de escolas de capacitação de profissionais que trabalhem na área de tecnologia de televisão. A formação definitiva se dá dentro da emissora de televisão. A grande dificuldade não é apurar o que as pessoas têm de capacidade, mas o  comportamento”.

Assista: o SET Sudeste foi transmitido na íntegra ao vivo no canal da SET no YouTube, a SET TV.

Leia mais notícias o SET Sudeste 2019: Notícias.