NDTV adota soluções AD Digital e Primestream

A NDTV é uma rede de TV Aberta que opera sete estações afiliadas sob a marca RecordTV, sediada em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. A NDTV possui uma parceria longa e bem-sucedida com a AD Digital e a Primestream, tendo aproveitado as soluções de ambas as empresas por mais de 10 anos. Hoje, o servidor de workflow Primestream conduz virtualmente todos os fluxos de trabalho de mídia ND TV e garante uma operação de transmissão altamente eficiente, desde a ingestão até a produção e playout.

A Primestream, fornecedora líder de soluções de software de gerenciamento de ativos e automação para produção de mídia, anunciou que a emissora brasileira NDTV migrou, com apoio da Integradora de Soluções AD Digital, todas as suas operações de gerenciamento de ativos de mídia (MAM) para a premiada plataforma Xchange™. Com fluxos de trabalho de conteúdo remoto impulsionados pelo Xchange na nuvem, NDTV foi capaz de dobrar sua produção de conteúdo enquanto permite que as equipes de produção colaborem e contribuam de qualquer local.

O Desafio

“Quando chegou a hora de atualizar nossos recursos de MAM, procuramos uma solução que pudesse integrar nossas sete estações locais e permitir que trocassem conteúdo facilmente por meio de links de internet. Também queríamos tornar mais fácil para as emissoras buscar, identificar e recuperar assets específicos”, comentou Rafael Mafra, diretor de engenharia e tecnologia da NDTV. “De todos os fornecedores de MAM que avaliamos, o Xchange se destacou em termos de funcionalidade para o preço. E, claro, depois de uma década, sabemos que podemos contar com o excelente suporte da AD Digital e Primestream”.

 Um dos núcleos de jornalismo da NDTV, rede afiliada à RecordTV. | Foto: AD Digital

A Solução

Com o Xchange, a NDTV implantou uma operação de produção totalmente remota que permite que os times que trabalham em muitos locais diferentes vejam, cataloguem, façam upload e download de mídia. Mais de 20 repórteres NDTV têm autonomia para capturar suas entrevistas por meio de ferramentas de videoconferência, câmeras DSLR e câmeras de smartphone.

Os repórteres verificam seu conteúdo no Xchange, onde os produtores na sede da NDTV podem acessar as imagens e depois validá-las para pós-produção e finalização. A partir daí, os editores trabalhando em seus home-offices podem terminar o conteúdo usando as integrações embutidas do Xchange com Adobe Premiere Pro e Creative Suite.

Resultados

O início da pandemia do coronavírus em 2020 apresentou uma oportunidade ideal para NDTV testar os workflows de colaboração remota habilitados pelo Xchange, especialmente porque a rede teve que dobrar a produção para acomodar sua maior cobertura de notícias. Quase instantaneamente, as trocas de conteúdo entre as sete estações de TV se expandiram para incluir mais de 30 membros remotos da equipe, com repórteres produzindo conteúdo em campo, produtores editando e validando informações em home-office e os times nas emissoras finalizando e colocando essas histórias no ar.

Mafra acrescentou: “O Xchange tem sido um grande apoio à medida que navegamos nestes tempos sem precedentes. O controle e a agilidade do Xchange nos permitiram escalonar facilmente para atender ao aumento dos nossos requisitos de produção. Nossas equipes remotas estão mais produtivas e criativas do que nunca – com os recursos robustos de metadados do Xchange, é muito mais fácil guiar e monitorar o conteúdo em todas as etapas de edição e produção. Além disso, sabemos que estamos obtendo o melhor da indústria com base em nossos muitos anos de excelente experiência com os produtos Primestream”.

“Conforme as notícias sobre COVID-19 continuavam a surgir, a NDTV desempenhou um papel importante em manter seus telespectadores informados e transmitir informações importantes. Estamos orgulhosos de que nossa plataforma Xchange MAM desempenhou um papel importante, permitindo que as equipes de produção aumentassem os fluxos de conteúdo dramaticamente e quase da noite para o dia”, disse Claudio Lisman, presidente e CEO da Primestream. “Embora a migração para um sistema MAM em nuvem tenha acontecido rapidamente para acomodar uma necessidade imediata durante a crise de saúde, NDTV está vendo a solução como a chave de longo prazo para fluxos de trabalho de colaboração. Os benefícios do Xchange são atraentes: a capacidade de monetizar qualquer ativo no sistema, reduzir custos operacionais e fornecer aos usuários acesso completo”.