Morre Ethevaldo Siqueira aos 90 anos

Conhecido como o pai do jornalismo de tecnologia, jornalista morre, em São Paulo, deixando um legado enorme nas áreas de comunicações, TI, Informações, Telemática  e Telecomunicações.

Ethevaldo Siqueira no Roda Viva/ Foto: Reprodução Mundo Digital

Ethevaldo Siqueira morreu no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, em decorrência de uma doença terminal, este domingo, 16 de outubro, e foi enterrado na tarde desta segunda-feira (17/10), no Cemitério do Bom Pastor, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Siqueira foi o primeiro jornalista brasileiro a falar de tecnologia de forma simples e direta para o público em geral, pelo que ganhou dois Prêmios ESSO de jornalismo, o primeiro em 1969 com a sua reportagem, “Eis a São Paulo: Ano 2000”, onde vislumbrava como seria a capital paulista no novo milênio, e mais tarde, no fim da década de 1990, com a reportagem “O mundo eletrônico dos Anos 80”.

Formado em jornalismo no Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ele foi professor de Tecnologia da Informação e Telemática do mesmo curso, entre 1986 e 1996.

Na SET

Na área da SET, Ethevaldo foi muito importante, já que durante mais de 3 décadas se dedicou quase em exclusivo a cobertura da radiodifusão, e nesses anos publicou seis livros sobre as mudanças do setor, e dirigiu as revistas RNT (Revista Nacional de Telecomunicações (de 1979 a 2001) e TelePress Latinoamérica (de 1991 a 2001). Além do grupo Estadão, fez colunas na rádio CBN, na coluna Mundo Digital (2006-2017), e colaborou com as revistas Veja e Época (2005/2013).

Ethevaldo foi habitue dos Congressos da SET, a sua última participação foi em 2016, como palestrante do SET EXPO 2016, na palestra “80 anos da Rádio Nacional”, realizada para comemorar os 80 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, motivo pelo qual a SET realizou “todas as homenagens através de uma mesa comemorativa, composta pelos mais insignes especialistas do tema”, anunciava a entidade. André Barbosa Filho foi o moderador deste painel. A palestra principal foi do comentarista de tecnologia, Ethevaldo Siqueira, que falou sobre como o Rádio evoluiu e sua relação com as novas tecnologias e hábitos das pessoas.

SET EXPO 2016: Andre Barbosa, Salomão Esper, Luiz Magliocca e Milton Parron

Um ano antes, Siqueira tinha participado na cobertura, e a SET o destacava desta maneira: “O jornalista, escritor e consultor especializado em telecomunicações, eletrônica de entretenimento e novas tecnologias da informação Ethevaldo Siqueira esteve hoje, no 2º dia do SET EXPO 2015, acompanhando a 27ª Edição do Congresso de Tecnologia do evento. Ethevaldo foi recebido pelo presidente e diretor de Marketing da SET, respectivamente, Olímpio Franco e Claudio Younis. O encontro aconteceu na sala de imprensa, onde também estava presente a jornalista Thais Sogayar. Ethevaldo Siqueira é um 90 jornalistas que estão cobrindo o SET EXPO este ano” .

Ainda, destaque para a participação no Congresso SET 2013, onde ministrou no dia 19 de agosto desse ano, no desaparecido Centro de Exposições Imigrantes  (hoje, São Paulo Expo), a palestra “profundas mudanças tecnológicas afetam hoje a cobertura jornalística, em especial no rádio e na televisão. O maior desafio é adequá-la às exigências do espectador (ouvinte, leitor, internauta) em mídias muito mais variadas, em velocidade de produção e distribuição sempre maior pelos novos recursos do chamado Nexus das Forças – ou seja, a sinergia resultante da ação simultânea de quatro poderosas forças tecnológicas: Mobilidade, Computação em Nuvem, Redes Sociais e Informação (Internet & Big Data)”, no painel “produção e tecnologia para jornalismo” moderado por Raimundo Lima da SET.

José Munhoz, ex-presidente da SET, afirmou à reportagem que conviveu com Ethevaldo por vários anos. “Ele foi um grande colaborador e membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Era um jornalista com formação em Física e sempre atualizado com a modernidade tecnológica especialmente aplicada às comunicações. É uma grande perda para a continuidade da produção especializada do conhecimento em nosso segmento. Lamento muito e registro meus profundos sentimentos”, disse Munhoz.

Mundo Digital

Na quinta-feira, 29 de setembro, escreveu no Portal Mundo Digital, do qual foi o idealizador, que “Após um mau relacionamento, proteja seus dispositivos e contas. A Apple tem uma nova configuração de verificação de segurança no iOS 16 para ajudar a proteger as pessoas que lidam com violência doméstica ou perseguição”.

Como esses, durante as mais de quatro décadas de carreira, Siqueira perspectivou e vislumbrou o futuro das telecomunicações, não só no Brasil, mas no mundo. Veja alguns dos seus textos no Portal Mundo Digital que ele idealizou.

 

Por Fernando Moura, em São Paulo