TV digital: vinte canais serão ativados em oito estados brasileiros

MCom liberou consignações a entidades que já prestam o serviço de Retransmissão de Televisão no Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Roraima. 

Antena del Programa Digitaliza Brasil/ Foto: Ricardo Muniz/ MCom

Nova programação digital de televisão chegará para a população de oito estados brasileiros. O Ministério das Comunicações (MCom) consignou 20 canais a emissoras dos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Roraima. As contempladas já têm autorização para executar o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV), em caráter secundário — sem garantias contra interferências. Agora, poderão transmitir com qualidade superior. As consignações constam em portarias publicadas nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União.

Minas Gerais é o estado com maior número de consignações. Foram liberados sete canais, sendo três para o município de Oliveira (canais 3424 31), um para Campina Verde (canal 31), um para Campanha (canal 26), um para Conceição das Alagoas (canal 38) e um para Cláudio (canal 30). Mais de 136 mil pessoas que vivem nessas cidades poderão ser alcançadas pela programação.

O segundo estado mais contemplado nas portarias é o Maranhão, onde serão ativados quatro canais digitais nos municípios de Cantanhede (canal 30), Paraibano (30) e Chapadinha (33 e 17). Poderão ser beneficiados pela programação digital os 124 mil moradores dessas cidades.

No Pará, duas consignações vão atender ao município de Dom Eliseu (canais 26 e 44). Para o estado de Mato Grosso foram liberados mais dois canais para entidades que atuam nas cidades de Denise (34) e Canarana (42). No Rio de Janeiro, dois canais foram consignados para Cordeiro (canais 36 e 39). Já no estado de Goiás, o município beneficiado é Arenópolis (canal 21)Jaru (RR) contará com o canal 21 e Castro (PR) com o canal 36.

Canais
A numeração dos canais consignados não corresponde, obrigatoriamente, aos canais que serão exibidos nos aparelhos de TV da população. Isso porque na mudança para o padrão digital, os canais virtuais (aqueles exibidos nos televisores) seguem numeração estabelecida por normas do MCom e da Anatel sobre o tema.

Até dezembro de 2023, as autorizatárias poderão manter tanto os canais analógicos quanto os digitais em operação. Ao final deste período, a televisão analógica será desligada. Contudo, caso queiram, as emissoras poderão desligar voluntariamente o sinal analógico antes deste prazo, desde que o digital esteja em operação.

Fonte: MCom