Moradores de 320 cidades paulistas já podem pedir a troca gratuita das antenas parabólicas

Sinal analógico será desligado para evitar interferências com o 5G. Parabólicas podem ser solicitadas pelos cidadãos inscritos no cadastra Único.

O Governo de São Paulo iniciou uma mobilização entre gestores municipais de todo o Estado para acelerar a troca das antenas parabólicas analógicas pelas digitais, informa a governo em comunicado. “A tecnologia ainda é comum no interior, especialmente em áreas rurais, porém a frequência utilizada por esses equipamentos pode sofrer interferência do sinal da internet 5G. A previsão é que o sinal das parabólicas comuns seja desativado em dezembro de 2024”, explica.

Kit digital de TV parabólica do Siga Antenado / Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A conscientização dos gestores integra o programa TecnoCidades, da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), que “tem realizado uma série de ações para acelerar a chegada do 5G. A tecnologia oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida e já está disponível em 141 cidades paulistas”.

A InvestSP vai incentivar e apoiar prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas parabólicas tradicionais, que pode ser feita gratuitamente nas 320 cidades paulistas onde a ativação do 5G já foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo. Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. A lista com as cidades onde já é possível fazer a troca, as regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado.

O comunicado afirma ainda, que “O trabalho segue a linha adotada no primeiro semestre, quando a InvestSP passou a realizar reuniões e eventos para orientar prefeituras e câmaras municipais sobre a necessidade de atualizar a “lei das antenas”. Esse é um passo fundamental para que as operadoras saibam onde as antenas do 5G podem ser instaladas e invistam na infraestrutura da tecnologia. Do fim do ano passado pra cá, o total de cidades paulistas com leis atualizadas subiu de 61 para 204, aponta levantamento da InvestSP”.