Metaverso e algumas pistas sobre um futuro em construção

Reprodução: Data Stories/Kantar Ibope

Público que utiliza ambientes virtualizados se destaca no uso de e-readers, pulseiras inteligentes, câmeras de vídeo e muitos outros aparelhos disponíveis para análise e cruzamentos no TG.Net, afirma informe da Kantar Ibope

A Kantar Ibope lançou recentemente seu relatório “Data Stories” e nele trabalhou o conceito de Metaverso. Entre os temas de destaque, “o social virtualizado, aquilo que entendemos por mídias sociais fizeram com que muitas das nossas experiências físicas fossem transportadas para o mundo virtual. A expansão do metaverso irá dar mais alguns passos na virtualização das nossas atividades sociais – levando nós mesmos para esse ambiente virtual. O objetivo é ambicioso, mas já existem experiências de metaversos que nos mostram um pouco sobre o que nos espera no futuro”.

Nesse contexto, a empresa afirma no relatório que “6% dos usuários de Internet afirmaram que passam tempo em ambientes virtualizados como Second Life ou World of Warcraft” e que “as atividades em redes sociais do público usuário de ambientes virtualizados são bastante intensas e diferentes da média da população. 86% das pessoas desse público  costumam checar as redes sociais todos os dias. Na população são 74%”. Estes internautas  Usam as redes sociais “Para me comunicar e interagir com pessoas que eu já conheço”.

Assim, indica o relatório, “90% dos usuários de ambientes virtuais gostam de descobrir novos aplicativos e 91% afirmam quem tentam acompanhar todas as informações e tecnologias.  Este público é o que chamamos de early adopters e percebemos esse comportamento ao olhar para os devices que possuem”.

  • 29% dos usuários de ambientes virtuais possuem dispositivos de realidade virtual (Oculus, Samsung Gear VR, etc);
  • 42% têm smartwatch;
  • 24% têm dispositivos inteligentes ativados por voz (iluminação, smartspeaker, etc…)

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Por Fernando Moura, em São Paulo