Data Stories da Kantar assinala tendências no consumo de vídeo

A 38ª edição do Data Stories contextualiza as grandes tendências globais junto ao comportamento de consumo local do brasileiro.

Estudo “Media Trends and Predicions 2024“, divulgado para Kantar Ibope afirma que entre os brasileiros, 35% afirmaram que “a televisão é a minha principal fonte de entretenimento”, entretanto “os serviços de transmissão online mudaram a forma como assisto TV” alcançou 49%; e 71% afirmaram “eu gosto de relaxar assistindo TV”.

Foto: Reprodução

O estudo afirma ainda que a diversificação de estratégias na distribuição de conteúdo é um fato, e para isso aponta ao “sucesso do Globoplay, a novela “Todas as Flores” foi trazida também para o canal linear da Globo quase um ano após  a estreia no streaming. A expansão de conteúdos já lançados em outros canais  para uma nova audiência mainstream deverá seguir forte  em 2024”.

Outro ponto importante referido pela pesquisa são as “Fronteiras mais híbridas”. No relatório se afirma que “ao longo de 2023 vimos diversos produtos audiovisuais aguardados pelo público lançados com uma estratégia de presença em diversos vários canais. A Barbie, Mario Bros, A Pequena Sereia e muitos outros lançamentos integraram universos como games, social media, música, cinema, TV linear e VOD. Inclusive o desdobramento de eventos presenciais em programação (como a transmissão do The Town na TV, ou turnês musicais gerando filmes no cinema) nos mostram que o conteúdo é transversal aos canais. Em 2024 deveremos ver ainda mais exemplos desta presença multo canal nos grandes lançamentos audiovisuais, uma vez que as próprias audiências trafegam entre todos os meios e telas, consumindo diversos canais e plataformas em busca do conteúdo onde quer que ele esteja”.

Do estudo se desprende que “a grande tela como hub de dados”, já que afirma que Neste cenário as CTV’s (connected TV’s) oferecem um cenário de equilíbrio entre personalização e privacidade, ao poder acompanhar a granularidade do consumo de cada canal e conteúdo (linear ou on-demand) sem o compartilhamento de dados sensíveis ou pessoais. A grande tela deverá evoluir cada vez mais para um hub seguro de dados apoiando toda a indústria de mídia”.