IAB Brasil lança documento que analisa TV conectada, streaming e vídeo digital

Conteúdo tem como objetivo apresentar dados e insights sobre o atual cenário de consumo de vídeo digital no Brasil e no mundo.

O IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento da publicidade digital, lança o whitepaper “Vídeo: um mercado em constante evolução”. O conteúdo traz dados sobre o cenário de vídeo digital e insights de discussões que aconteceram no IAB AdTech & Branding 2023.

IAB Brasil lança White Paper: “Vídeo: um mercado em constante evolução” / Foto: Reprodução

Segundo o relatório Data Stories, da Kantar IBOPE Media, 99,2% dos lares brasileiros foram impactados por conteúdos em vídeo no primeiro semestre deste ano. Estes dados apontam que o vídeo é atualmente a mídia com maior penetração e poder de abrangência no país, podendo ser transmitido pela TV linear (redes de TV aberta e por assinatura) e online, por meio de smartphones, tablets, computadores e aparelhos de TV conectados à internet.

O estudo da Kantar IBOPE Media também detalha o alcance por idade, dispositivo e players. O whitepaper elaborado pelo IAB Brasil destaca as principais tendências dos mercados globais referentes à CTV (Connected TV), como o aumento da experiência, expectativa do consumidor e modelos de negócios mais flexíveis.

No documento da IAB Brasil se afirma que “As TVs Conectadas vêm ganhando cada vez mais destaque nos lares brasileiros: é a protagonista no consumo de vídeo entre diferentes devices. Ainda assim, existem particularidades levando-se em consideração variados aspectos do consumo do vídeo”.

O material também traz um Q&A com Luís Camargo, vice-presidente do Comitê de Vídeo Digital do IAB Brasil e aborda temas como pontos de atenção para quem quer anunciar em CTV, de que forma os atores do mercado devem se adaptar para lidar com a fragmentação da distribuição do conteúdo e tendências para o futuro.

Camargo que é Business Development Lead, Media & Entertainment do Google e  Conselheiro da SET, afirma que “Para o conteúdo de vídeo, na grande maioria das vezes, a jornada começa no social (descobrimento), vai para o mobile (busca e aquisição) e termina nas grandes telas (consumo), que, em sua maioria, estão conectadas à internet”.

Para fazer o download do whitepaper “Vídeo: Um mercado em constante evolução”, clique aqui.

Por Fernando Moura, em São Paulo