Panasonic instala primeiro Kairos em Brasil

A marca japonesa anunciou que introduziu seu switcher de vídeo Kairos em uma emissora líder em transmissão de eventos esportivos, que opera no Brasil e no resto da América Latina, que permite gerar seu próprio ambiente IP associado à produção.

Foto: Fernando Moura

A Panasonic do Brasil concluiu recentemente a implantação da primeira plataforma Kairos no Brasil em uma emissora líder na transmissão de eventos esportivos, cujo fluxo de trabalho IP será utilizado pela primeira vez para produção. Trata-se de uma plataforma nativa de TI/IP que foi desenvolvida com base em um novo conceito e arquitetura inovadora, que incorpora um software para maximizar as capacidades de CPU e GPU para o processamento de vídeo, explicou em comunicado, Gustavo Fernandes Bonbonatte, CEO da Broadcast Solutions, e afirmou que “a operação foi realizada em associação com a Panasonic, oferecendo soluções e consultoria”.

Pela sua parte, Renato Goya, engenheiro da Panasonic do Brasil, conta que a emissora líder em transmissões esportivas estava planejando a aquisição de um switcher de vídeo que atendesse a certas premissas previamente definidas: principalmente, que seja compatível com sinais IP como ST2110. “Kairos é uma plataforma baseada em TI, muito mais poderosa e flexível que um switcher de vídeo convencional, que é baseado em hardware e tem limitações. O primeiro que fizemos foi uma tentativa de conceito e a conexão com o sistema IP resultou totalmente compatível com a infraestrutura atual da emissora”.

Goya explicou que o cliente teve que percorrer o caminho para operacionalizar seu fluxo IP adquirindo uma matriz capaz de transportar tanto fluxo como sinal sem compressão. No entanto, esse roteamento de sinal sempre foi aplicado pela emissora na recepção de sinal de satélite e de transporte, mas nunca utilizou IP para produção. “Esta aquisição de Kairos representa para nosso cliente uma grande oportunidade de experimentar com 2110 e, ao mesmo tempo, poder atender resoluções maiores como UHD em seu próprio ambiente IP. Kairos é uma solução ideal para emissoras que transmitem eventos esportivos ao vivo e que permitem receber sinais em 4K, possibilitando trabalhar em SDI, NDI e 2110, com 3G e 4G. Sua flexibilidade traz a possibilidade de trabalhar com vários formatos”, finalizou.

A Panasonic do Brasil afirma em comunicado que a emissora projetou a utilização do switcher Kairos para entrar no ar a partir de janeiro de 2024, e que brinda o seu apoio permanente ao equipamento de trabalho do cliente, preparando a carga do suporte para sua instalação e manutenção, tanto na parte operacional como pós-venta. “Como Kairos é um switcher de vídeo diferente e que oferece muitos mais recursos, entendemos que precisamos de nosso apoio”, concluiu Goya.