SET Tech Webinar: Fraunhofer apresenta as vantagens do áudio imersivo

O segundo webinar da série SET Tech tratou sobre Metadados e Áudio Imersivo. O moderador foi Leonardo Chaves, da Globo. Os dois palestrantes foram da Fraunhofer: o engenheiro de som, Yannik Grewe, e o gerente sênior de tecnologia e padrões, Adrian Murtaza.

Murtaza iniciou a apresentação falando sobre MPEG-H Audio, tecnologia de áudio imersivo que permite acessibilidade, selecionar sua própria versão do áudio, bem como personalização.

Outra característica do MPEG-H Audio é a distribuição universal, ou seja, qualquer dispositivo garante a experiência de áudio imersivo, adaptando-se a todos os ambientes e configurações do usuário.

O gerente da Fraunhofer ressaltou que MPEG-H Audio foi adotado pela Fórum SBTVD para a evolução do modelo brasileiro de televisão digital, a chamada TV 2.5.

Yannik explicou o funcionamento dos workflows para produções ao vivo, usando o Rock in Rio como exemplo. Ele mostrou aos participantes como é feita a produção por meio do software da Fraunhofer e os recursos disponíveis para levar a ambiência para o telespectador.

Do ponto de vista do radiodifusor, o MPEG-H Audio permite interatividade avançada do usuário e garante que a emissora ou o criador do conteúdo esteja sempre no controle dos produtos que são oferecidos aos usuários.

“O radiodifusor tem total controle do som mesmo em um evento ao vivo”, afirmou Grewe.

Para assistir ao webinar, associe-se a SET e tenha acesso à gravação completa do webinar.