EPTV seleciona a MediaKind para atualizar a sua rede de vídeo sobre IP

Afiliada da Globo no interior de São Paulo implantou a solução da MediaKind na codificação e processamento na última milha, aprimorando a rede de micro-ondas utilizada para a contribuição e distribuição de conteúdos sobre IP, além de economizar em despesas operacionais – Opex – e ganhar flexibilidade operacional.

A solução fornecida pela AVICOM oferece baixa latência, maior confiabilidade e é uma opção para reduzir custos. Por ser baseada em IP, a implementação realizada pela EPTV trabalha modularmente e pode ser ampliada no futuro, explicaram fontes consultadas pela reportagem, explicaram que além de ampliar o número de emissoras que utilizam a transmissão por IP, a solução da MediaKind também promete aumentar o retorno sobre o investimento da EPTV, fornecendo desempenho superior, com grande economia no custo operacional.

O portfólio para processamento de borda da MediaKind inclui decodificação, codificação, transcodificação, substituição de conteúdo, proteção de conteúdo e transporte mais confiável e com alta qualidade de conteúdo crítico de televisão, permitindo a adoção de fluxos de trabalho ao vivo e na nuvem.

A solução com o Encoder para Contribuição MediaKind CE1 e o Professional Receiver Decoder MediaKind RX1 permitirá à EPTV utilizar codificação bidirecional em todas as suas emissoras. Isso garantirá maior segurança no emprego do protocolo IP/SRT, com desempenho para vídeos de alta qualidade, compressão HEVC 4:2:2 e baixíssima latência, tudo em uma plataforma com gateway IP/SRT integrado.

José Francisco Valência, Diretor de Engenharia da EPTV, comenta: “Depois de muitas deliberações e avaliações, selecionamos a MediaKind para integrar a contribuição e a distribuição de sinais das nossas emissoras, usando a internet e os protocolos IP/SRT. A integração de todas as soluções, incluindo o gateway SRT com codificadores e decodificadores HEVC, nos garante uma solução de baixa latência, confiável e econômica, ao mesmo tempo em que atendemos as nossas metas de Opex e Capex”.

Juan Pizarro, diretor sênior de vendas da MediaKind, afirma que “a EPTV está abrindo caminho no Brasil, ao implantar os produtos MediaKind RX1 e CE1. Esta solução avançada é perfeitamente adequada à transição das abordagens tradicionais de contribuição e distribuição para o IP, oferecendo à EPTV a qualidade necessária, flexibilidade e escalabilidade para atender às demandas atuais e ao crescimento futuro. A tecnologia integra com precisão diversas tecnologias, como IP, SRT, Zixi, vídeo HD-SDI, 4K, 2110, ASI e satélite, garantindo que a EPTV esteja bem equipada para este cenário de evolução do broadcast”.