Congresso SET EXPO 2023 debate os próximos passos da TV 3.0

Um dos temas mais importantes da atualidade é a mudança de padrão da TV aberta brasileira, por isso, o dos principais debates do SET Expo 2023 será quais os próximos passos da TV 3.0 e como a indústria precisa se preparar para uma nova era da TV aberta.

A TV 3.0 é a nova geração de televisão digital, com evolução da qualidade de imagem e de som, com exploração de maior qualidade de vídeo 4K, HDR (High Dynamic Range), codificação de vídeo moderna e mais eficiente, além de áudio imersivo e personalizável e recursos de acessibilidade aprimorados.

A geração 3.0 da TV terá uma integração mais fluida com a Internet. A TV deixará de ter o atual conceito de um canal de televisão, identificado através de um número, e passará a ter à disposição do telespectador um APP da emissora, com todas suas possibilidades de acesso, tanto à programação transmitida pelo ar, quanto a conteúdos alternativos transmitidos pela internet. Um amplo caminho para que sejam criados novos modelos comerciais e de interação com o telespectador.

O projeto de desenvolvimento da TV 3.0 entra na terceira e última fase de testes complementares, pesquisa e desenvolvimento. A base das especificações vem sendo tratada no Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), com participação de integrantes da SET. Em 6 de abril deste ano foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 11.484/2023 com diretrizes para esse desenvolvimento.

No último dia 11 de julho, o Ministério das Comunicações publicou a Portaria nº 9.893/2023 criando o grupo de trabalho que vai elaborar a regulamentação para a implantação desse novo modelo de televisão digital no Brasil. A definição completa das tecnologias a serem adotadas está prevista para agosto de 2024. O prazo para finalização dos trabalhos de regulamentação, canalização e normatização técnica é 31 de dezembro de 2024.

O projeto apresenta abordagens técnicas muito importantes que estarão em debate no SET EXPO 2023. Ao longo do Congresso, serão realizados quatro debates sobre a revolução tecnológica que está chegando, as oportunidades de monetização para o modelo TV 3.0 e os potenciais a serem abertos e explorados comercialmente por broadcasters.

Luiz Fausto/ Foto: SET

“Haverá uma atualização completa da tecnologia que existe hoje na TV digital. Há muita informação para que as pessoas envolvidas com o setor se atualizem”, explica Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, e mediador do painel “TV 3.0: fique ligado na revolução tecnológica que está chegando” do Congresso SET EXPO 2023.

“O desenvolvimento da TV 3.0 está entrando em sua reta final. O Fórum SBTVD, com apoio do Ministério das Comunicações, da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e de um conjunto de 90 pesquisadores de sete universidades, está realizando testes e pesquisas, elaborando especificações e desenvolvendo demonstrações. Algumas demonstrações parciais já estarão disponíveis no SET EXPO 2023. Uma demonstração fim-a-fim do novo sistema está planejada para o SET EXPO 2024”, adianta Luiz Fausto.

Sergio Santoro / Foto: SET

De acordo com Sérgio Eduardo Di Santoro Bruzetti, Assessor de Planejamento de Engenharia da Record TV, Coordenador do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) e Conselheiro da SET, mediador do Painel “Potenciais oportunidades de monetização para a TV 3.0”, essa nova geração “proporcionará uma maior  sinergia entre os conteúdos, sejam eles  produzidos para a  TV  ou para a  Internet”.

Uma vez normatizada e regulamentada, a TV 3.0 deve iniciar operação a partir de 2025. Mas isso ocorrerá de forma gradativa à medida em que for implantada a nova infraestrutura de transmissão e que os usuários adquirirem receptores compatíveis, como já aconteceu com a implantação da TV 2.0 a partir de 2007, na transição exitosa da TV analógica para a digital.

Tudo isso irá alterar o ambiente de negócios, pois as plataformas digitais passam por ampla e rápida evolução e ganham relevância na distribuição personalizada e na criação de meios de monetização para produtores e anunciantes. “A TV 3.0 apresentará uma funcionalidade muito interessante. A nova tecnologia poderá melhorar a monetização do setor, uma vez que permitirá à TV estar em pé de igualdade com as plataformas digitais, podendo ofertar a venda de espaços comerciais tanto da forma tradicional como direcionada a perfis específicos de usuários, e também reorganizar  o fluxo de trabalho dentro das emissoras, visando a melhoria do atendimento do telespectador, seja através da recepção pelo ar ou pela banda larga”, explica Bruzetti.

Mais informações sobre o Congresso SET EXPO na nova edição da Revista da SET, confira clicando aqui

Saiba como se escrever

Ao fazer sua inscrição (antecipada) on-line, o congressista garante o acesso gratuito à Feira, evita filas e fica por dentro das novidades do evento e notícias do setor. O associado da SET (em dia com sua anuidade) que adquirir três dias do Congresso participa gratuitamente do 4º dia.

Confira os valores e faça a sua inscrição, clicando aqui:

https://set.org.br/events/setexpo/inscricoes/

Serviço
Congresso SET EXPO 2023
Congresso:
7 a 10 de agosto de 2023
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)
Horário: 9h00 às 17h30

Informações: https://set.org.br/events/setexpo