Congresso SET EXPO 2023 analisa melhores práticas de segurança da informação para proteção de conteúdo

Entre os dias 7 e 10 de agosto, o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento debaterá ações e estratégias para proteger os dados dos sistemas, das instituições e das pessoas, e assim mostrar as medidas necessárias para a prevenção e redução do risco de exposição das empresas da indústria de mídia e entretenimento aos ciberataques.

A cibersegurança e a segurança da informação são ações e estratégias que as empresas da indústria de mídia e entretenimento têm no seu dia-a-dia. O objetivo é manter a integridade, a normalidade do trabalho, a saúde financeira das companhias e a segurança do usuário/cliente.

Para debater os casos de ransomware ocorridos na indústria de mídia e entretenimento, o processo de recuperação das empresas atacadas e como podemos nos preparar para evitar que novos incidentes aconteçam o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento do SET EXPO terá o painel “Ransomware, uma ameaça real – formas de prevenção e lições aprendidas”. “Além de ataques hackers, a insegurança também está atrelada à pirataria, ao mau uso da inteligência artificial e outros golpes que se sofisticam a cada dia”, explica Vinícius Brasileiro, Gerente Segurança da Informação – Estratégia & Risco da TV Globo e Coordenador do GT de Segurança da Informação na SET.

O problema crônico da pirataria, transformado pela tecnologia, estará em discussão no painel “Pirataria em xeque: Indústria e poder público unidos no combate”. Segundo dados da Frente Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), em 2021, a pirataria de TV por assinatura e a de audiovisual somaram um prejuízo de R$ 19 bilhões ao setor. “Vamos discutir as estratégias e demais formas de combate para redução da oferta de conteúdo pirata em caixas IPTV, sites clandestinos, entre outros”, adianta Vinicius Brasileiro.

Tópico que veio à tona com muita força nas últimas semanas, o uso de Inteligência Artificial na produção de audiovisual – como o comercial da Volkswagen que reproduziu a imagem de Elis Regina via IA – é o foco do painel “Riscos da inteligência artificial e deepfake para indústria de mídia e entretenimento”. O Congresso mostrará como o uso de IA e do deepfake tem se desenvolvido, as implicações de segurança e cenários de ameaças que ele pode trazer para o contexto de mídia. Haverá demonstrações do potencial de uso desse tipo de tecnologia.

A repercussão sobre o comercial de TV foi tão grande que o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo ético contra a Volkswagen para investigar a peça. O órgão quer fazer uma avaliação ética sobre o uso de voz e imagem de uma pessoa que já faleceu via IA.

No debate sobre “melhores práticas de segurança da informação para segurança de conteúdo”, com painel de mesmo nome, serão lançadas as melhores práticas para cibersegurança e segurança da informação, entre elas as recentes atualizações das normas ISO 27001, 27002 – o mais aceito em todo planeta – e as Melhores Práticas de Segurança de Conteúdo da Motion Picture Association (MPA), associação dos Estados Unidos que representa grandes estúdios de cinema de Hollywood e o serviço de streaming Netflix.

“Serão lançadas as atualizações na versão 2022 das normas ISO. Já as práticas da MPA terão conteúdo em português”, explica Vinicius Brasileiro. O painel envolverá ainda os ganhos que uma certificação e evolução do nível de maturidade em segurança pode trazer para a indústria de mídia e entretenimento.

Saiba como se escrever

Ao fazer sua inscrição (antecipada) on-line, o congressista garante o acesso gratuito à Feira, evita filas e fica por dentro das novidades do evento e notícias do setor. O associado da SET (em dia com sua anuidade) que adquirir três dias do Congresso participa gratuitamente do 4º dia.

Confira os valores e faça a sua inscrição, clicando aqui:

https://set.org.br/events/setexpo/inscricoes/

Serviço
Congresso SET EXPO 2023
Congresso:
7 a 10 de agosto de 2023
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)
Horário: 9h00 às 17h30

Informações: https://set.org.br/events/setexpo