Como a tecnologia está modernizando a educação

A CES, como é de costume, apresenta diversas áreas e o impacto da tecnologia no desenvolvimento e melhoramento delas. Com a educação, não seria diferente.

O painel moderado por Robin Raskin, fundadora da Solving for Tech, aborda como as tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, interação por voz e inteligência artificial estão transformando o jeito de aprender e ensinar.

“Assim como em diversos setores, a educação foi um grande laboratório em 2020. Agora, temos que pegar o conhecimento aprendido e começar a aplicá-lo de novas maneiras”, pontua Raskin.

Interação por Voz

A primeira palestrante a falar foi Caitlin Gutekunst, diretora sênior de Marketing e Desenvolvimento de produtos da Creativity Inc. Ela fala sobre a utilização da interação por voz em brinquedos e produtos voltados a crianças. “Em toda minha carreira, tenho como objetivo ajudar crianças a serem mais sociais e a interagir entre si de forma segura em ambientes digitais.”

No âmbito escolar, Gutekunst destaca que a interação por voz é capaz de aumentar a acessibilidade e a transparência. “Além de encontrar informações mais facilmente, crianças portadoras de deficiência ou com dificuldade de aprendizagem tem uma maneira de aprender de forma diferente e acessar informações de forma mais clara, levando a um aumento em sua produtividade na sala de aula.”

Entre os principais produtos e serviços que utilizam interação de voz, ela destaca Amazon Alexa, Google Assistant, Siri e Microsoft Cortana.

Realidade Virtual

Melanie Harke é designer sênior de jogos na Schell Games. Ela elenca as três principais características, segundo ela, que tornam a realidade virtual tão poderosa para a educação.

– Acessibilidade: No sentido de acessar, viajar para terras distantes enquanto está no sofá de casa. Fazer estudos e procedimentos perigosos em ambiente seguros e usar recursos que seriam muito caros na vida real.

– Imersão: As pessoas acreditam realmente que estão nesse mundo virtual. Essa questão da imersão ajuda na retenção do foco. Para Harke, a imersão também deixa as pessoas alegres devido à experiência que podem desfrutar.

– Learn by Doing: O seu corpo inteiro está experimentando a imersão. Você não está simplesmente clicando em um botão ou sentado assistindo uma aula.

Realidade Aumentada

Aaron Dence, gerente de Produtos da Spatial, empresa especializada em tecnologia 3D. Dence aborda a realidade aumentada no painel. Para ele, mesmo distante, você é capaz de interagir com seus colegas e fazer trabalhos em um ambiente imersivo e controlado. “A realidade aumentada tem se desenvolvido para capacitar as pessoas a serem mais criativas, conectadas e produtivas.”

O executivo da Spatial destaca que a comunicação via aplicativos ou serviços de vídeo tradicionais (como Zoom e Skype) são inadequadas para o aprendizado, pois é muito fácil se distrair, se desconectar da aula. Desde o início da pandemia, segundo Dence, houve aumento de 1000% em instituições de ensino interessadas nas soluções da empresa para garantir o ensino de qualidade aos seus alunos. Uma das soluções criadas são salas de aula com realidade aumentada e, para os professores, Learn and Collaborate, que possui três pilares:

Teacher Tools: Possibilidade de expressar ideias mais rapidamente, integração com serviços de nuvem, ao vivo em browser e múltiplos elementos de realidade virtual;

Cross-platform: Capaz de integrar diversos dispositivos, plataformas e sistemas operacionais;

The Future: Presença holográfica por meio de um avatar criado a partir de selfies e ambiência;

“Aprender requer um esforço extra, porque é difícil reter muita informação. Não basta ouvir. É preciso que exista o elemento de executar uma atividade para aumentar a capacidade de reter informação.”

Inteligência Artificial

Shantanu Dev foi o último a se apresentar. Ele é co-fundador da Examd Inc., e destaca a missão e soluções da empresa que utilizam tecnologias de inteligência artificial.

“Nossa missão é fornecer a plataforma avançada mais confiável e escalonável que forneça segurança e integridade para avaliações/provas no mundo digital para melhorar a eficiência, o crescimento e a lucratividade dos negócios. Nossa plataforma prevê o comportamento e o desempenho do tomador de teste ao longo do tempo para fornecer serviços de valor agregado por meio de dados personalizados e agregados”, afirma Dev.

Uma das competências base da Examd é a utilização de algoritmos por meio de inteligência artificial que sinaliza automaticamente uma variedade de casos suspeitos com mais de 96% de precisão.

A inteligência artificial é usada em três momentos distintos:

Antes da prova: para fazer a autenticação do exame que será realizado;

Durante a prova: identificação do objeto;

Pós-prova: relatórios de violação, envolvimento do aluno com a prova e dados prévios de analytics.

“Após os resultados, por meio da inteligência artificial, são gerados relatórios para os instrutores/professores com apontamentos das principais dificuldades de cada aluno e o que poderia ser feito para que ele tenha um desempenho melhor na próxima prova”, conclui Dev.