Começou em Curitiba o SET SUL 2023

O pontapé de saída do Regional SUL se realizou esta manhã em um hotel da capital paranaense com sala cheia e inscrições esgotadas.

A abertura do Regional Sul, que se realiza nesta quarta-feira (24/5), em Curitiba, capital do estado do Paraná, começou com as palavras de Caio Klein, Presidente da TVE-RS, Cauê Franzon, Gerente Executivo de Tecnologia de TV e Rádio da RBSTV, ambos representantes Regionais da SET.

Klein disse na abertura que é uma alegria “voltar a Curitiba, no novo modelo de evento de um dia”. Ele disse, ainda, que foi muito importante ter estado na NAB 2023 e ter “participado da edição 30 do SET:30 com destaque na NAB, com temas importantes. O primeiro é a nuvem, mas o que me chamou a atenção foi que muitas empresas passaram a oferecer produtos on-premisse, o que mostra que há caminho e soluções para ter na estrutura da empresa. E o outro foram os painéis de LED, que se transformam em parte do cenário, os cenários virtuais e a possibilidade de eles trabalharem com realidade virtual aumentada”.

Em complemento, Cauê Franzon afirmou que a SET SUL se propôs a trazer a Curitiba os principais temas da NAB, debater o rádio no país e avançar para negócios, pois “hoje a tecnologia é uma base para viabilizar os negócios e ver a evolução dos processos com eficiência”.

Finalmente, o Diretor Geral da SET, Olímpio José Franco, afirmou que a SET está muito feliz, mas “estamos preocupados porque excedemos as expectativas e temos sempre de respeitara capacidade física da sala”.

Cauê Franzon, Gerente Executivo de Tecnologia de TV e Rádio da RBSTV

Gustavo Marra, TV Coins

Com respeito ao SET EXPO, disse que as Call for Paper e Call for Speaker estão abertas e é importante a participação dos profissionais. E anunciou que a SET “está criando um grupo de inteligência artificial” para estudar esta nova realidade do mercado audiovisual. Ele ainda ressaltou o apoio da AERP. “Para nós é fundamental o apoio local, estadual”.

A Regional SUL da SET é coordenada por Ivan Miranda, Caio Augusto Klein, Cauê Franzon e Alisson Heidemann. Os Regionais da SET têm como objetivo levar as diferentes regiões do país as últimas novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo em seminários conduzidos por profissionais renomados do setor. Os debates abordam tendências tecnológicas e modelos de negócios das áreas de broadcast, mídia e entretenimento.

Na abertura, Gustavo Marra, presidente da TVCoins, disse que “trazemos uma solução para derrubar a estrutura. O que nós fazemos é que cada dono de conteúdo possa ter o seu próprio aplicativo de streaming, com base na AWS. Nosso diferencial é o modelo de negócios. A nossa proposta é oferecer ao produtor de conteúdo e lançar a plataforma. Somos uma marca branca, que permite ter áudio, vídeo, e disponibilizamos o conteúdo. O que nós fazemos é definir o modelo de negócio, com monetização dos canais”.

Marra disse que a diferença com a Youtube é que “a nossa solução é própria. O produtor do conteúdo recebe Coins. Um produto de destaque para nós é da TV Cultura, o Cultura Play”, aplicativo lançado durante a última NAB 2023, realizada em abril.

Os SET Regionais destinam-se a profissionais, pesquisadores e estudantes da área de produção e distribuição de conteúdo audiovisual, da radiodifusão e das telecomunicações, e da mídia e entretenimento em geral.

O SET Regional SUL é patrocinado pela Canon,  CISGroup, Seal Convergint; SES e Sony. Tem o apoio da TV Coins; Teletronix; SM Facilities; e o apoio Institucional da AERP, RPC, Rede CNT e TVE.

 

Por Fernando Moura e Tito Liberato