Belden-Grass Valley anuncia aquisição da Snell Advanced Media

 

Panorama Audiovisual

 

Confirmando diversos rumores que já rondavam os executivos do setor broadcast, a Belden sugeriu que está realizando os acertos finais envolvendo a compra da S-A-M, adicionando a fabricante inglesa à família Grass Valley. A informação foi confirmada pelo Vice-Presidente de Marketing da Grass Valley, David Cohen.

Os termos da aquisição ainda não são públicos, mas de acordo com Cohen a marca S-A-M deve desaparecer ficando somente sob o o guarda-chuva da Grass Valley. Outro destaque é que na NAB, principal evento para o segmento que acontece em Las Vegas em Abril, as empresas estarão demonstrando todas as soluções das duas marcas, porém em um único espaço, já trazendo a integração como pano de fundo.

“Com este investimento a Belden mais uma vez demonstra nosso comprometimento com a indústria broadcast. Adicionar os colaboradores e produtos da SAM à família Grass Valley extende o alcance global da marca, e nos deixa mais ágeis e provê ainda mais domínio e expertise para levar soluções líderes em rede, produção ao vivo e de notícias e distribuição de conteúdo para os broadcasters”, afirmou Tim Shoulders, que será o novo presidente das companhias combinadas. “Nossos clientes enfrentam concorrência e incertezas como nunca antes. Esta transação vai ajudá-los a navegar as opções de tecnologia disponíveis com menos preocupações sobre interoperabilidade, complexidade de entrega ao mesmo tempo que provê um acesso ainda maior aos desenvolvedores das soluções do futuro”.

Apesar de haver grande sobreposição no que diz respeito à linhas de produto, sobretudo no segmento de produção ao vivo, a história é bastante diferente quando se fala de área de atuação geográfica. Com a aquisição, as empresas passam a ter uma presença global mais homogênea tanto nos mercados americanos, como europeus e asiáticos.

Ainda não há informações sobre como ficará as situações das equipes que hoje atuam sob a marca SAM, mas o atual CEO da empresa Eric Cooney continuará a atuar pela companhia como um conselheiro para a transição. “A equipe da SAM trabalhou duro nos últimos anos para entregar produtos que superassem as demandas de nossos clientes. Estamos muito agradecidos à todos que acreditaram em nós e nos trouxeram até aqui”, afirmou o executivo. “Com esta operação, nossos clientes passam a ter talentos e tecnologias únicos no mercado à sua disposição, e passamos a ter recursos e estabilidade para nos manter inovadores”.

Histórico
A entrada da Belden no segmento de maneira mais intensa, para além dos cabos e conectores, começou com a compra da Telecast Fiber Systems em 2009, depois da Miranda em 2012, da Softel em 2013, e da Grass Valley em 2013, que então era parte do grupo de investimentos Francisco Partners Management LLC.
A S-A-M por sua vez traz no seu histórico a união de empresas como Snell & Wilcox e Quantel, e a aquisição da Pro-Bel.

A compra da Snell Advanced Media pela Belden acontece pouco mais de seis meses após o afastamento de Tim Thorsteinson da direção da companhia inglesa por motivos de saúde. Tim participou de grandes processos de aquisição, como o da Grass Valley pela Thomson em 2002 e pela Belden em 2013, além da Leitch pela Harris, em 2005. Até o momento não se sabe se ele também contribuiu para uma nova união de empresas do setor.