SET avança no setor IP e assina acordo de parceria com a AIMS

A SET e a Alliance for IP Media Solutions (AIMS) firmaram, em dezembro, um acordo de cooperação que visa garantir a troca de conhecimentos entre as duas entidades nas áreas de padrões, regulações e melhores práticas em IP, interoperabilidade de dispositivos conectados por IP e soluções de mídia baseadas nesta tecnologia.

A AIMS é um consórcio liderado por engenheiros, tecnólogos, visionários, fornecedores, fabricantes e executivos dedicados a padrões abertos e que visam o desenvolvimento de empresas e negócios de mídia e de broadcast de forma rápida e lucrativa, a partir  de sistemas anteriormente em SDI e de ambientes virtualizados baseados em IP.

“Com o acordo, queremos integrar a SET às discussões globais sobre os avanços tecnológicos do IP e de sistemas avançados para as etapas de produção de conteúdos”, explica Olímpio José Franco, superintendente da SET. “Além disso, o acordo unirá os Grupos de Trabalho das duas entidades, com o objetivo de promover o rápido intercâmbio de informações. Acreditamos que os benefícios para a nossa indústria são enormes”, avalia.

O uso da tecnologia IP nos ambientes de produção, distribuição e consumo de conteúdo audiovisual já é uma realidade. Em janeiro, a Rede Globo inaugurou uma nova sede em Recife totalmente baseada em IP. No ano passado, executivos da emissora estiveram no 29o Congresso de Tecnologia do SET EXPO e em todos os Seminários Regionais para explicar esta mudança. Saiba mais aqui.

A SET mantém o Grupo de Estudos de IP, liderado por José Antonio de Souza Garcia, gerente de Engenharia da EBC, que realiza encontros presenciais e online para discutir o tema. Saiba mais aqui.

“Onde a tecnologia é de interesse de ambas as organizações, haverá esforços conjuntos em ações de promoção”, diz a AIMS em seu memorando do acordo, que informa também que membros de outras organizações poderão ser convidados para participar dos Grupos de Trabalho como observadores.