Base de assinantes de TV paga é inferior a 15 milhões de clientes desde novembro

Conteúdo Nextv News

O mercado de TV por assinatura voltou a apresentar intensificação da perda de base no primeiro mês de 2021. De acordo com os últimos dados da Anatel, em janeiro, o setor perdeu 184 mil assinantes, fechando o mês em 14,644 milhões de clientes (contra 14,828 milhões em dezembro). Além disso, no período de um ano, o mercado da TV paga no país retraiu em 4,97%, passando de 15,4 milhões de usuários em janeiro de 2020, para 14,6 milhões de assinantes em janeiro deste ano.

A operadora que mais perdeu foi a Claro TV, com 76 mil clientes a menos: a operadora fechou janeiro com 6,914 milhões de assinantes. A Sky também perdeu 59,8 mil assinantes no mês de janeiro, fechando o período com 4,45 milhões. A Vivo TV perdeu 6,6 mil clientes e fechou o mês com 1,24 milhão. Já a Oi TV foi a única operadora a manter crescimento, com uma base total no final de janeiro de 1,7 milhão, 12 mil a mais do que no mês anterior.

No market share, a Claro mantém a liderança com participação de 47,21%, seguido da SKY (30,43%), Oi (11,64%) e Vivo (8,47%). Os pequenos provedores somam apenas 2,23% de participação no mercado.

Em novembro passado, a base de assinantes de TV paga no Brasil foi inferior a 15 milhões de clientes, apresentando números semelhantes a 2012, tendência que se repetiu durante dezembro de 2020 e janeiro de 2021.