Call for Proposals resulta em 36 propostas de tecnologias para a TV 3.0 no Brasil

A segunda fase do Projeto TV 3.0 do Fórum SBTVD tem como objetivo avaliar e comparar as tecnologias candidatas. Para isso, os proponentes devem enviar as especificações técnicas completas, bem como os recursos necessários para avaliar e comparar as tecnologias propostas (conteúdos, software e/ou hardware). A realização dos testes está prevista para o segundo semestre de 2021.

Para saber mais detalhes sobre as tecnologias e como os testes serão conduzidos, o coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, Luiz Fausto (foto), concedeu entrevista para a SET a fim de explicar o andamento do processo de criação da TV 3.0 no Brasil.

SET: Quais são as funcionalidades previstas nos requisitos da TV 3.0?

Luiz Fausto: Em relação à camada física, a principal nova funcionalidade prevista é o fator de reuso de frequência 1. Isso significa que o mesmo canal pode ser usado por estações adjacentes com programações independentes. No futuro, isso vai permitir que todos os 44 canais de televisão estejam disponíveis para programação e comercialização local de forma simultânea e independente em todo o país.

Na camada de transporte, a principal novidade é que ela será baseada em IP, integrando definitivamente a TV aberta com a internet.

A codificação de vídeo, o novo sistema vai suportar ultra-alta-definição, mais cores, mais contraste e alta taxa de quadros por segundo, com uma codificação mais eficiente.

A codificação de áudio vai suportar áudio imersivo e personalizável, recurso que já está disponível de forma opcional na TV 2.5, para todos os telespectadores.

Até o closed caption vai evoluir, com novas opções de controle de formatação.

Por fim, a codificação de aplicações terá um papel central na TV 3.0, fazendo com que a experiência do usuário com a televisão não seja mais baseada em “canais”, mas em “apps”, que vão gerenciar toda a apresentação de conteúdo audiovisual, tanto vindo pelo canal de radiodifusão quanto vindo pela internet.

SET: Quantos e quais foram os proponentes da CFP da TV 3.0?

LF: No total dos 6 componentes do sistema (camada física, camada de transporte, codificação de vídeo, codificação de áudio, captions e codificação de aplicações), recebemos 36 respostas de 21 organizações diferentes até o prazo de 30 de novembro de 2020. O Fórum SBTVD decidiu prorrogar o prazo de submissão de propostas do componente de codificação de aplicações até 26 de março de 2021, então mais propostas ainda podem ser recebidas para esse componente (que recebeu 8 propostas de 9 organizações até 30 de novembro). Para os demais componentes (que receberam no total 28 propostas de 17 organizações), houve uma consolidação de propostas, resultando em 24 tecnologias candidatas:

Camada Física

Tecnologia Candidata Proponentes
Advanced ISDB-T DiBEG
ATSC 3.0 ETRI
ATSC
5G Broadcast / EnTV Qualcomm / Rohde & Schwarz GmbH
DTMB-A DTNEL

Camada de Transporte

Tecnologia Candidata Proponentes
ROUTE/DASH ATSC
SMT DTNEL
NERC DTV
OTT-B OTT-Broadcast Consortium
MMT DiBEG
ATSC

Codificação de Vídeo

Tecnologia Candidata Proponentes
VVC DiBEG
InterDigital / Ateme / Fraunhofer HHI
HEVC / SHVC ATSC
AVS3 DTNEL
LCEVC V-Nova
Phase / Harmonic
Dynamic Resolution Encoding Phase / Harmonic
SL-HDR (1/2/3) InterDigital / Philips
ATSC
SMPTE ST 2094-10 (Dolby Vision) Dolby
ATSC
SMPTE ST 2094-40 (HDR10+) Samsung
V3C (V-PCC / MIV) InterDigital / Philips / Harmonic / Phase
ATSC 3.0 AEA ATSC

Codificação de Áudio

Tecnologia Candidata Proponentes
AC-4 ATSC
Dolby
AVSA DTNEL
MPEG-H Audio DiBEG
Ateme / Fraunhofer IIS
ATSC

Captions

Tecnologia Candidata Proponentes
IMSC1 ATSC
ARIB-TTML DiBEG
Captions DTNEL

SET: Qual é o cronograma de todo o processo da CFP ?

LF: Em 2020, o Fórum SBTVD desenvolveu a lista de requisitos (casos de uso e especificações técnicas mínimas correspondentes), divulgou o Call for Proposals e os procedimentos de teste e avaliação das tecnologias candidatas.

Em 2021, as tecnologias candidatas serão testadas e avaliadas, tanto do ponto de vista técnico, quanto de mercado e de propriedade intelectual. Com base nessa avaliação, o Fórum SBTVD deve recomendar ao Ministério das Comunicações um conjunto de tecnologias para adoção na próxima geração de TV Digital Terrestre no Brasil.

Em 2022, uma vez que o Ministério das Comunicações aprove o conjunto de tecnologias, o Fórum SBTVD desenvolverá as normas técnicas correspondentes.

SET: Como foi organizado o processo de avaliação das propostas dos proponentes?

LF: A avaliação técnica envolve o estudo das especificações da tecnologia candidata e testes em laboratório e campo com equipamentos e softwares fornecidos pelos proponentes. As avaliações de mercado e de propriedade intelectual serão baseadas nas informações fornecidas pelos proponentes e em informações coletadas pelo próprio Fórum SBTVD. Todos esses aspectos devem ser considerados em conjunto na decisão de quais tecnologias o Fórum SBTVD deve recomendar ao Ministério das Comunicações.

SET: Como acontecerão os testes de avaliação das propostas?

LF: Cada componente do sistema será testado em um laboratório diferente, utilizando uma metodologia previamente definida e amplamente divulgada, que está disponível no site do Fórum SBTVD. Os relatórios dos testes serão públicos.

SET: Qual é a data prevista para anuncio do novo padrão da TV 3.0?

LF: O cronograma de trabalho do Fórum SBTVD (sujeito a alterações, dependendo do andamento dos trabalhos), prevê que até o fim do ano de 2021 o Fórum decida quais tecnologias recomendar ao Ministério das Comunicações. A decisão compete ao Ministério e não tem uma data pré-definida para ocorrer. A partir dessa decisão, prevemos desenvolver as normas ao longo de 2022. Uma vez publicadas as normas técnicas e uma vez que sejam adotadas pelo Ministério das Comunicações, o novo padrão poderá entrar em operação comercial. Antes do início da operação comercial, vários testes e demonstrações devem ocorrer no Brasil.