As tecnologias e inovações que proporcionaram o crescimento dos Esports

Os chamados Esports são o segmento que mais cresce na indústria de jogos. As competições de jogos multiplayer tiveram um crescimento espetacular na última década, com milhares de fãs enchendo estádios para assistir a eventos ao vivo, além de milhões de seguidores em plataformas de streaming. Embora os esportes eletrônicos possam parecer um nicho, quase 10% da população online global participa.

O moderador do painel é Travis Mynard, representante de Esports na United Talent Agency. Ele comenta como os jogos são capazes de nos transportar para um novo mundo, ou para resolver enigmas, ou desafiar outra pessoa para saber quem é melhor no jogo. Ele também destaca a evolução que o advento da Twitch trouxe para o setor.

“Com a invenção e crescimento da Twitch e da criação de conteúdo online, parece que o engajamento do público ficou mais passivo nesta nova indústria de jogos. Por causa disso, tivemos que realmente fazer avanços tecnológicos dentro do setor, a fim de conectar a audiência que está em casa com as pessoas que jogam o jogo”, afirma.

Seth Schneider, gerente de Produção na NVIDIA, corrobora com Mynard a respeito do impacto da Twitch na evolução do setor.

“Um dos aspectos que realmente estão mudando a indústria é a ascensão da Twitch, que possibilita que todos possam ser criadores de conteúdo, radiodifusores. Quanto mais esses criadores de conteúdo puderem se conectar com sua audiência e utilizar melhores tecnologias para aumentar a qualidade de seu produto, mais o público vai se interessar e querer participar”, ressalta Schneider.

O chefe em Gestão de Talentos da FaZe Clan, Darren Yan, exalta a evolução tecnológica que possibilitou o crescimento dos Esposts, mas alerta para a necessidade dos jogadores e criadores de conteúdo manterem os valores iniciais que consolidaram sua base de fãs e audiência.

“A nossa missão na FaZe é sempre estar na vanguarda da cultura juvenil. Para nós, a forma como nos ramificamos historicamente não é só sobre jogos. Jogar foi nossa âncora, mas sempre mostramos e contamos histórias sobre os nossos talentos. Nosso público sabe disso, sabe que vamos além do jogo. É assim que alcançamos diferentes culturas jovens, seja na música, no skate ou no MMA”, destaca Yan.

Heather Garozzo é ex-jogadora de Esports e, atualmente é vice-presidente de Talentos da Dignitas. Ela fala da importância de dar um bom suporte aos jogadores para que eles possam caminhar com as próximas pernas.

“O estresse é muito maior do lado da organização. Na minha época não tínhamos nenhum tipo de suporte técnico ou psicológico, mas agora tudo isso faz parte da organização e temos que garantir a saúde e bem estar dos jogadores e nossa também. Temos também que verificar o equipamento de cada um, principalmente nesse período de pandemia. A organização fica ocupada com a equipe, pois acima de tudo, tentamos trazer oportunidades com parcerias, divulgação em outras mídias, porque queremos que a marca de cada membro cresça para que ainda tenham um futuro brilhante e possam construir uma carreira além do Esports profissionais”, afirma Garozzo.

Post Tags: